Opção pela pobreza

 

Em 2005 escrevemos um artigo, que esperamos até 2009 para publicarmos, para termos certeza absoluta do fato. Que foi nosso “Brasil: opção pela pobreza”. Infelizmente, parece que não foi o suficiente. Agora, sete anos depois, estamos de volta, com mais certeza ainda, para este segundo artigo.

Quando esperávamos que as coisas melhorassem, elas só pioraram. Estamos cada vez mais convencidos do que dissemos. A nossa opção por nos tornamos a cada dia mais pobres é imensa.

A corrupção enorme piorou e muito. O país foi absolutamente destruído por ela. Grandes empresas foram estraçalhadas, tanto estatais quanto privadas. O que foi feito com o dinheiro do povo na Copa 2014 e Olimpíada 2016 é de envergonhar até não brasileiros. Estávamos mais que certos quando criticamos veementemente o esforço para realização desses dois eventos, para países ricos e não pobres.

Somos notícia no mundo, como sempre se quis. Porém, da pior maneira possível. Somos chacota internacional. “Grandes” figuras estão sendo presas. Muitas estão enjauladas. E, se tudo funcionar como se espera, centenas ainda o serão. Temos a maior carga tributária real da Via Láctea – contando a direta e a indireta, aquela camuflada, não percebida, como já escrevemos antes. Ao redor de 50-60%. Ainda assim somos dos mais pobres países do mundo. E tudo só piora.

Nosso povo, como se comporta diante disso? Da maneira mais passiva possível. Aceitando absolutamente tudo que acontece. Quando sai às ruas é por pouco tempo. Faz um protesto aqui e ali e acha que está tudo resolvido. Não há uma mobilização permanente. Continua votando mal e com os calcanhares, não com o cérebro. Ou seja, dando razão ao que escrevemos.

Pobre país pobre, e sem necessidade de sê-lo. Com tudo para ser um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo. Mas, é a opção…

 

Jornal DCI

Author: Samir Keedi

-Mestre (Stricto Sensu) e pós-graduado (Lato Sensu) em Administração pela UNIP-Universidade Paulista. -Bacharel em Economia pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. -Profissional de comércio exterior desde março de 1972. -Especialista em transportes; logística; seguros; Incoterms®; carta de crédito e suas regras; documentos no comércio exterior; contratos internacionais de compra e venda. -Generalista em várias atividades em comércio exterior. -Consultor em diversos assuntos relativos ao comércio exterior. -Professor universitário de graduação e pós graduação desde 1996. -Professor e instrutor técnico desde 1996. -Palestrante em assuntos de comércio exterior e economia. -Colunista em jornais e revistas especializadas. -Autor de vários livros em comércio exterior. -Tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000. -Representante do Brasil na CCI-RJ e Paris na revisão do Incoterms® 2010.

Share This Post On
  • Google

  • Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/blogdosamirkeedi.com.br/htdocs/wp-content/themes/Nexus/single.php on line 93

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *