Documentos no Comércio Exterior, a Carta de Crédito e a Publ. 600 da CCI (3a. ed., Aduaneiras, 2018)

A obra

Esta obra aborda parte de grande importância no comércio exterior, considerada pelo autor uma de suas paixões. Trata da parcela burocrática internacional, isto é, trata dos documentos que fazem o comércio exterior e que vão permitir a saída da mercadoria do país exportador, assim como sua entrada no país importador.

Discorre sobre os documentos necessários a isso: fatura comercial, conhecimento de transporte internacional, packing list, certificado de origem, charter party, statement of facts etc. Também a carta de crédito e a Publicação 600, que são guias para a emissão de documentos de boa parte do fluxo de mercadorias no comércio exterior entre os países.

Não serão abordados, em qualquer instante, documentos legais ou não, emitidos e utilizados dentro do País, relacionados às atividades burocráticas de exportação ou importação.

A obra procura atender tanto aqueles que já atuam na área, como estudantes, principiantes e profissionais com ampla experiência em comércio exterior.

O objetivo é introduzi-los nessa parte burocrática, para que entendam como ela funciona e porque esses documentos são necessários, aprendendo a emiti-los e a lidar com eles.

Apresentada em 13 capítulos, o último deles é dedicado ao estudo daquilo que foi lido e aprendido nos dez capítulos anteriores, visando a servir de orientador prático aos alunos e a auxiliar os professores na elaboração de provas, se for o caso.

http://www.multieditoras.com.br/produto.asp?id=6309&site=1

Author: Samir Keedi

-Mestre (Stricto Sensu) e pós-graduado (Lato Sensu) em Administração pela UNIP-Universidade Paulista. -Bacharel em Economia pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. -Profissional de comércio exterior desde março de 1972. -Especialista em transportes; logística; seguros; Incoterms®; carta de crédito e suas regras; documentos no comércio exterior; contratos internacionais de compra e venda. -Generalista em várias atividades em comércio exterior. -Consultor em diversos assuntos relativos ao comércio exterior. -Professor universitário de graduação e pós graduação desde 1996. -Professor e instrutor técnico desde 1996. -Palestrante em assuntos de comércio exterior e economia. -Colunista em jornais e revistas especializadas. -Autor de vários livros em comércio exterior. -Tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000. -Representante do Brasil na CCI-RJ e Paris na revisão do Incoterms® 2010.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *