Logística de transporte internacional – Veiculo prático de competitividade (7a. ed., Aduaneiras, 2022)

A obra

O autor apresenta neste livro, de maneira simples, o que é e como fazer logística internacional, além de compor uma abordagem própria sobre globalização, mostrando-a como sendo multimilenar.

Destaca o container como a principal unidade de carga, e um dos principais responsáveis pela explosão da globalização, tornando-a vísivel a todos.

Nesta obra, é ampliada a ideia, publicada em artigo na década de 90, de um grande avanço no transporte aéreo, de modo que a navegação aérea possa competir mais diretamente com a navegação marítima.

São oferecidos dois bons exemplos (cases) de utilização da logística. Um, por meio da forma empregada pela União dos Exportadores de Frango (Unef) para distribuição do frango brasileiro no Iraque, durante a guerra com o Irã na década de 1980, porém, sempre atual; e, o outro, de uma exportação de frango de São Paulo até Moscou. Embora sejam exemplos sobre frango, o que é proposital considerando as dificuldades para se fazê-los, são excelentes guias para a maioria dos produtos. Mesmo sendo exemplos de exportação, servem também para a importação. Também são úteis em orientação  para transporte e logística no mercador nacional, sendo a sua diferença com a internacional a maior facilidade e diminuição da burocracia.

O autor apresenta uma breve visão dos diversos modos de transporte, além de novo paradigma dos preços das mercadorias nas economias abertas, o que descobrimos na abertura econômica no início dos anos 1990, em contraste com aquele de economias fechadas.

A multimodalidade, a Intermodalidade, o transbordo de carga tem o seu espaço.

Ressalta-se a importância do Incoterms®, como primeiro passo de qualquer logística de transporte, em vista da sua divisão da logística entre as partes envolvidas.

https://www.multieditoras.com.br/produto.asp?id=6379&site=1

Author: Samir Keedi

-Mestre (Stricto Sensu) e pós-graduado (Lato Sensu) em Administração pela UNIP-Universidade Paulista. -Bacharel em Economia pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. -Profissional de comércio exterior desde março de 1972. -Especialista em transportes; logística; seguros; Incoterms®; carta de crédito e suas regras; documentos no comércio exterior; contratos internacionais de compra e venda. -Generalista em várias atividades em comércio exterior. -Consultor em diversos assuntos relativos ao comércio exterior. -Professor universitário de graduação e pós graduação desde 1996. -Professor e instrutor técnico desde 1996. -Palestrante em assuntos de comércio exterior e economia. -Colunista em jornais e revistas especializadas. -Autor de vários livros em comércio exterior. -Tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000. -Representante do Brasil na CCI-RJ e Paris na revisão do Incoterms® 2010.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *