Logística de transporte internacional – Veiculo prático de competitividade (5a. ed., 2015)

 

O autor apresenta neste livro, de maneira simples, o que é e como fazer logística internacional, além de fazer uma abordagem própria sobre globalização, mostrando-a como sendo milenar.

Destaca o container como a principal unidade de carga, e um dos principais responsáveis pela explosão da globalização, tornando-a viísivel.

Nesta obra é ampliada a idéia, publicada em artigo na década de 1990, de um grande avanço no transporte aéreo, de modo que a navegação aérea possa competir mais diretamente com a navegação marítima.

São oferecidos dois bons exemplos (cases) de utilização da logística. Um, através da forma empregada pela Unef para distribuição do frango brasileiro no Iraque, durante a guerra com o Irã na década de 1980, porém, sempre atual; e, o outro, um exemplo de uma exportação de São Paulo até Moscou.

O autor apresenta diversos modos de transporte, além de novo paradigma dos preços das mercadorias nas economias abertas, em contraste com aquele de economias fechadas.

A multimodalidade, a Intermodalidade, o transbordo de carga tem o seu espaço.

Ressalta-se a importância do Incoterms, como primeiro passo de qualquer logística de transporte.

Aduaneiras, 4a. edição, 2011, www.multieditoras.com.br

Author: Samir Keedi

-Mestre (Stricto Sensu) e pós-graduado (Lato Sensu) em Administração pela UNIP-Universidade Paulista. -Bacharel em Economia pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. -Profissional de comércio exterior desde março de 1972. -Especialista em transportes; logística; seguros; incoterms; carta de crédito e suas regras; documentos no comércio exterior; contratos internacionais de compra e venda. -Generalista em várias atividades em comércio exterior. -Consultor em diversos assuntos relativos ao comércio exterior. -Professor universitário de graduação e pós graduação desde 1996. -Professor e instrutor técnico desde 1996. -Palestrante em assuntos de comércio exterior e economia. -Colunista em jornais e revistas especializadas. -Autor de vários livros em comércio exterior. -Tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000. -Representante do Brasil na CCI-RJ e Paris na revisão do Incoterms 2010.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *