samir – Unicamp – Nossa Especialização (pós) em comércio exterior 2021-2022

 

Prezados amigos,

Em 12/03/2021 deveremos iniciar nova turma do nosso Curso de especialização em Comercio Exterior, realizado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

As disciplinas ECO-722 e ECO-732 (que iniciam e finalizam o curso são ministrados por este interlocutor.

Nosso curso é ministrado por excelentes professores da Unicamp e alguns convidados como pode ser verificado na relação de professores, inclusive pelo nosso Diretor-Coordenador Miguel Juan Bacic.

Esperamos ver alguns dos nossos amigos nesse curso.

Vide informações completas baixo:

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR DA UNICAMP

 

  • Período de inscrições: 23/08/2019 até 19/02/2021.
  • Período de oferecimento: 12/03/2021 até 16/12/2022.
  • Local do curso: INSTITUTO DE ECONOMIA – UNICAMP em CAMPINAS/SP.
  • Formato das aulas: iniciará com aulas remotas até que sejam liberadas as aulas presenciais.

APRESENTAÇÃO E OBJETIVO DO CURSO

A Economia brasileira vive, nos últimos anos, um movimento de grande mudança estrutural causado principalmente pela acelerada abertura de mercado, pelas novas regras do comércio mundial e pelo desenvolvimento de novas tecnologias destinadas à expansão das capacidades de produção e distribuição.As empresas passam a exigir de seus profissionais uma maior capacidade de interpretação destas novas tendências e a incorporação na sua gestão de conceitos e ferramentas alinhadas com os novos paradigmas.

Neste sentido busca-se oferecer às empresas e profissionais um programa voltado à formação e reciclagem de profissionais que possam entender e discutir o novo mundo das relações e do comércio internacional, participar desta nova etapa das mudanças que estão ocorrendo e propiciar às diferentes organizações novas oportunidades que ampliem suas condições competitivas.

O curso de especialização em Comercio Exterior visa preparar o profissional para uma atuação concreta na sistemática brasileira de comércio internacional e formar pessoas atuantes na área de Comércio Exterior e que tenham um quadro completo da economia e do comércio e gestão internacional.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

https://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%82a%D6%C2%5E%E5%DF%9E&of=%F7%13%AF

 

Período de inscrições: 23/08/2019 até 19/02/2021.

Período de oferecimento: 12/03/2021 até 16/12/2022.

Local do curso: INSTITUTO DE ECONOMIA – UNICAMP em CAMPINAS/SP.

Carga horária total do curso:360 horas aulas.

Horas -aula : 360 horas (entre remotas e presenciais)

Horário das aulas: SEXTAS FEIRAS DAS 19H15 AS 22H30 SÁBADOS DAS 08H30 AS 12H48

Quantidade de alunos: Mínimo de 17 e máximo de 45 alunos matriculados

 

INVESTIMENTO

  • 25 parcela(s) de R$ 628,20 através de boleto bancário.

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Sigla: ECO-0720.

Oferecimento: 016.

Unidade: INSTITUTO DE ECONOMIA.

Disciplinas que compõem o curso: 
ECO-0721 ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
ECO-0722 CONTRATOS INTERNACIONAIS DE COMPRA E VENDA
ECO-0723 NEGOCIAÇÕES E ACORDOS INTERNACIONAIS
ECO-0725 COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
ECO-0726 SISTEMÁTICA DE EXPORTAÇÃO E DRAWBACK
ECO-0727 FUNDAMENTOS DE FINANÇAS INTERNACIONAIS
ECO-0728 CÂMBIO E OPERAÇÕES BANCÁRIAS INTERNACIONAIS
ECO-0729 MARKETING INTERNACIONAL
ECO-0732 LOGÍSTICA E TRANSPORTE INTERNACIONAL
ECO-0733 ASPECTOS JURÍDICOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
ECO-0734 INDICADORES PARA TOMADA DE DECISÕES EM COMÉRCIO EXTERIOR –
ECO-0736 SISCOMEX – SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
ECO-0737 TÓPICOS DE COMÉRCIO EXTERIOR

Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.

Tipo do curso: ESPECIALIZAÇÃO – MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.

Público-alvo: PROFISSIONAIS QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES NA ÁREA DE COMÉRCIO EXTERIOR.

Hotsite do curso: WWW.EXTECAMP.UNICAMP.BR/COMERCIOEXTERIOR

Professor(a) responsável: MIGUEL JUAN BACIC

Professor(es) do curso: ALEX WILHANS ANTONIO PALLUDETO , CELIO HIRATUKA , DANIEL POLYDORO ROSA , FERNANDO SARTI , GIULIANO CONTENTO DE OLIVEIRA , HORÁCIO BANDEIRA BRAGA , MILTON RODRIGUES GATO JUNIOR , PEDRO PAULO ZAHLUTH BASTOS , REGINA TEREZIN , ROBERTO ALEXANDRE ZANCHETTA BORGHI , SAMIR KEEDI.

INFORMAÇÕES

Instituto de Economia

Francine ou Giovani

E-mail: extensao@eco.unicamp.br

Telefone: (19) 3521-5815 / 3521-5728

Endereço: Rua Pitágoras, 353, sala 40 – Campinas/SP

CEP: 13083-857

Atendimento:por e-mail.

 

CARTA DO NOSSO DIRETOR:

POR QUE ESTUDAR ESPECIALIZAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR NO INSTITUTO DE ECONOMIA DA UNICAMP?

 

O comércio exterior é uma das mais importantes atividades que um país pode praticar. Especialmente se é um país em desenvolvimento.

Ao longo da história, temos visto que os países que praticam de modo ostensivo o comércio exterior, se desenvolvem mais rapidamente e de forma mais sustentada que aqueles que ficam fechados economicamente.

Podemos citar, na ordem, apenas a partir do século XX e os casos mais proeminentes, dentre os mais diversos países que entenderam isso e cresceram consideravelmente, os Estados Unidos da América do Norte, a maior nação econômica do mundo, e após a 2ª guerra mundial o Japão, a Coréia do Sul e os chamados tigres asiáticos, a China, e agora no caminho, a Índia. O próximo, e logo, tem que ser o Brasil.

Na exportação, isso é devido ao fato de multiplicar em várias vezes o seu mercado consumidor, considerando o tamanhoda população mundial. Isso provoca um extraordinário aumento da produção do país, em todos os campos, visto que tem que atender o mercado externo juntamente com o seu próprio mercado interno. Esse aumento da produção provoca uma redução de custo por unidade, em face da economia de escala, tornando o país mais competitivo.

Na importação, pela capacidade de compra maior de produtos necessários a seu processo produtivo, que podem ser melhores e de preços mais competitivos do que aqueles produzidos internamente, e que vão ajudar a melhorá-lo. Também, pela possibilidade de fornecer ao mercado interno, mercadorias que não são produzidas no país, ou que tenham melhor preço.

Tanto a exportação quanto a importação melhorarão constantemente o processo produtivo nacional e suas mercadorias e preços, tendo efeito contínuo na sua competitividade.

Para que isso aconteça, não adianta o país apenas ter mercadorias exportáveis e capacidade de importação do que precisa.

É necessário quese tenha profissionais competentes, que conheçam os mercados e suas necessidades, e que possam praticar o comércio exterior de modo adequado, para que o país aproveite as melhores oportunidades encontradas nas duas mãos do comércio exterior.

O Instituto de Economia da Unicamp,oferece a Especialização em Comércio Exterior – modalidade extensão – com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos profissionais desejosos de praticar da melhor forma possível todas as atividades da área. E, claro, proporcionar-lhes as melhores possibilidades de crescimento profissional.

Avatar

Author: Samir Keedi

-Mestre (Stricto Sensu) e pós-graduado (Lato Sensu) em Administração pela UNIP-Universidade Paulista. -Bacharel em Economia pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. -Profissional de comércio exterior desde março de 1972. -Especialista em transportes; logística; seguros; Incoterms®; carta de crédito e suas regras; documentos no comércio exterior; contratos internacionais de compra e venda. -Generalista em várias atividades em comércio exterior. -Consultor em diversos assuntos relativos ao comércio exterior. -Professor universitário de graduação e pós graduação desde 1996. -Professor e instrutor técnico desde 1996. -Palestrante em assuntos de comércio exterior e economia. -Colunista em jornais e revistas especializadas. -Autor de vários livros em comércio exterior. -Tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000. -Representante do Brasil na CCI-RJ e Paris na revisão do Incoterms® 2010.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *