Surpresas no comércio exterior – 103 (tally sheet e mate’s receipt)
Tally sheet (boletim ou ficha de contagem da carga) é um documento que registra a entrada da carga no navio, o que é feito pelo conferente, um dos componentes da equipe (terno) de trabalho no navio em terra, tendo como objetivo controlar a quantidade e o peso da carga levada a bordo, tanto em carga geral solta quanto em embarque em container.
Pode ser emitido a cada dia, individualmente para cada porto de embarque, mostrando os embarques ocorridos e as quantidades embarcadas por porão, por embarcador, por importador e por destino, mencionando também características especiais do produto, se for o caso, como, por exemplo, a menção da temperatura de carga se produtos com controle de temperatura. Ao final do embarque do navio é emitido um consolidado representando o embarque total.
Além desse, ou em sua substituição, pode ser emitido um documento por uma empresa de supervisão independente, contratada tanto pelo armador quanto pelo embarcador, o que não invalida a sua realização pelo conferente, funcionando este mais como uma segurança de cada parte para com a outra ou o importador.
Nele são mencionados diversos detalhes como navio e viagem; portos de embarque e destino; período de operação; identificação da carga; marcas e números da carga; embarcador e recebedor; quantidade, peso; se usado equipamento de bordo ou de terra etc.
É o documento que, juntamente com o mate’s receipt, respalda a emissão do conhecimento de embarque.
Mate’s receipt (recibo do imediato) é emitido pelo imediato do navio, que é o primeiro oficial, isto é, o braço direito do comandante, referente à carga recebida a bordo, individualmente por embarcador, sendo feito a partir da tally sheet. Devem ser mencionados dados como nome do navio; embarcador; portos de embarque e desembarque; marcas, identificação da carga; descrição da mercadoria; quantidade e peso; local, data e assinatura do imediato.
Também é mencionado nele qualquer problema que tenha sido notado na mercadoria, em especial sua quantidade, peso e embalagem, sendo o documento que registra a carga recebida pelo navio, do lado do armador. Nesse sentido, ele é um dos documentos, com o tally sheet, que irá respaldar a emissão do conhecimento de embarque.
Qualquer menção de problemas com a carga e/ou embalagem resultará numa anotação no conhecimento de embarque, fazendo que ele deixe de ser um clean bill of lading ou um clean sea waybill (conhecimento de embarque limpo).