Palestras – Programas

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E PLANEJAMENTO DIDÁTICO DAS NOSSAS PALESTRAS

 

A palestra e condições financeiras de nossa contratação para a sua realização em local, dia e horário a ser indicado pelo contratante e acertado conosco, devem ser tratadas diretamente nos e-mails samirskeconsultoria@gmail.com ou samir.keedi@hotmail.com ou pelos telefones (11) 99885-2032 / 99852-6962

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1) INCOTERMS® 2020 (ou outro título desejado)

2) OS GARGALOS LOGÍSTICOS DO BRASIL E SEUS EFEITOS PARA O COMÉRCIO EXTERIOR (ou outro título desejado)

3) UTILIZAÇÃO E OVA DE CONTAINERS (ou outro título desejado)

4) O QUE SÃO OS NVOCC, FREIGHT FORWARDER, AGENTE DE CARGA, OTM, ETC.

5) SEGUROS NO COMÉRCIO EXTERIOR E A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM (ou outro título desejado)

6) LOGÍSTICA DE TRANSPORTE INTERNACIONAL (ou outro título desejado)

7) O AVIÃO COMO O FUTURO DA LOGÍSTICA DE TRANSPORTE (ou outro título desejado)

8) CARTA DE CRÉDITO DOCUMENTÁRIA E PUBL. 600 DA CCI (ou outro título desejado)

9) ABC DO COMÉRCIO EXTERIOR – ABRINDO AS PRIMEIRS PÁGINAS ou INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR ou PASSO A PASSO NO COMÉRCIO EXTERIOR (ou outro título desejado)

10) CONSÓRCIO DE EXPORTAÇÃO – A LOGÍSTICA VENCENDO A GUERRA (UNEF-A SAGA DO FRANGO NO IRAQUE)

11) ECONOMIA E COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO E MUNDIAL – VERDADES, MITOS E SOLUÇÕES

 

1) Incoterms® 2020 (ou outro título desejado)

30032020

CARGA HORÁRIA: 3,0 HORAS

I – OBJETIVOS 

Transmitir aos participantes conhecimentos sobre os Incoterms® 2020, de modo que eles possam atuar no comércio exterior, conhecendo detalhes e a funcionalidade dessas condições de entrega de mercadoria; Conhecer e utilizar os Incoterms® 2020 como princípio de qualquer logística de transporte internacional

II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. O que é, a importância e objetivo dos Incoterms®

– CCI – Câmara de Comércio Internacional, Paris

– importância e objetivo: divisão de custos e riscos entre vendedor e comprador

– utilização nos contratos de compra e venda

– os 11 termos que o compõem

– versões e revisões: por que ocorrem – usos e costumes

– alterações básicas na versão 2020

– escolha do termo e utilização nos contratos de compra e venda

– quando ocorre a divisão de custos e riscos

– entendimento da divisão de custos e riscos nos termos do grupo “C” (CPT – CIP – CFR – CIF)

– contratação ou organização do transporte: obrigações de cada parte

– obrigação da contratação de seguro e tipos

– como usar os termos equivalentes (FCA/FOB – CPT/CFR – CIP/CIF)

– explicação de termos usados (transportador, documento de entrega, requisitos de segurança, etc.)

requisitos de segurança, etc.)

2. Estrutura dos Incoterms® e como tem que ser lido (dar a vara de pescar e não o peixe)

– introdução e notas explicativas aos usuários

– divisão em grupos de modos de transporte: os aquaviários e aqueles para todos os modos

– divisão em grupos para seguro: obrigação e responsabilidade

– divisão em grupos para entrega e seu entendimento

– vendas em string (principalmente commodities)

– os riscos na utilização dos termos do grupo “D” (DAP – DPU – DDP)

– apresentação dos artigos de obrigações do vendedor e do comprador

– estrutura de cada termo dos Incoterms®: espelho perfeito

– maneira correta e única de ler os Incoterms® para entender

3. Gráfico e tabela de custos e riscos

– demonstração gráfica do uso e divisão de riscos dos Incoterms®

– estudo da tabela de custos e riscos entre vendedor e comprador

4. Termos problemáticos no Brasil e termos de versões mais antigas

– Incoterms® problemáticos no Brasil

– termos de versões mais antigas

– outros termos fora dos Incoterms® e problemas na sua utilização

 III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO

– EXPOSIÇÃO

– PROJEÇÃO DE SLIDES (DATA-SHOW / POWER POINT)

– EXEMPLOS PRÁTICOS e GERAIS 

IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA

– KEEDI, Samir. Transportes, Unitização e Seguros internacionais de carga-prática e exercícios. São Paulo: Aduaneiras, 2020

 

2) OS GARGALOS LOGÍSTICOS DO BRASIL E SEUS EFEITOS PARA O COMÉRCIO EXTERIOR (ou outro título desejado)

30032020

CARGA HORÁRIA: 1,5 – 3,0 HORAS

I – OBJETIVOS

Transmitir aos participantes informações sobre os meios de transportes no Brasil, e suas características; Mostrar como a matriz de transportes está errada e por que é das piores do mundo; Apresentar a forma mais coerente de se transportar carga no país, do ponto de vista logístico; Estimular o participante a conhecer e refletir sobre as logísticas de transporte possíveis e como usá-las, facilitando-lhe adequar-se às mudanças contínuas dentro da área.  

II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Transportes no Brasil

– matriz de transportes internacional dos maiores países em território

– características do modo rodoviário: virtudes e defeitos

– transporte rodoviário como o mais caro que existe

– ferrovia no Brasil: características e malha ferroviária

– comparação da malha ferroviária com outros países, com o rodoviário, e cobertura espacial

– transporte aquaviário: portos e hidrografia brasileira

– comparação entre os vários modos de transporte: carga, combustível e poluição

– transferência da incompetência logística interna brasileira ao comércio exterior

  III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO

– EXPOSIÇÃO

– PROJEÇÃO DE SLIDES (DATA SHOW / POWER POINT)

– EXEMPLOS PRÁTICOS E GERAIS

IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA

– KEEDI, Samir. Transportes, Unitização e Seguros internacionais de carga-prática e exercícios. São Paulo: Aduaneiras, 2020

 

3) UTILIZAÇÃO E OVA DE CONTAINERS MARÍTIMOS (ou outro título desejado)

30032020

CARGA HORÁRIA : 1,5 – 3,0 HORAS

I – OBJETIVOS 

Transmitir ao participante conhecimento para que ele possa atuar na unitização de carga em containers; Estimular o participante a conhecer os equipamentos e como ovar a carga 

II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A utilização e ova de containers marítimos

a) conceito, vantagens, cargas, transporte, pesos

b) padronização, características gerais, medidas, capacidades, módulos

c) adequabilidade e escolha do container (20’ ou 40’)

d) identificação, tipos, unidades disponíveis e  finalidades

e) utilização, ocupação (peso ou volume) e fixação do container

f) ova e desova, procedimentos gerais

g) tipos de serviços (local e responsabilidade pela ova e desova H/H; H/P…; FCL/LCL…)

h) demurrage e detention e leasing de container

III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO

– EXPOSIÇÃO

– PROJEÇÃO DE SLIDES (DATA SHOW / POWER POINT)

– EXEMPLOS PRÁTICOS E GERAIS

IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA

– KEEDI, Samir. Transportes, Unitização e Seguros internacionais de carga-prática e exercícios. São Paulo: Aduaneiras, 2020

 

4) O QUE SÃO OS NVOCC, FREIGHT FORWARDER, OTM, AGENTE DE CARGA, ETC.

30032020

CARGA HORÁRIA: 1,5 – 3,0 HORAS

I – OBJETIVOS

Transmitir aos participantes informações sobre o que são e como funcionam os intervenientes em comex; O que são os armadores virtuais e suas diferenças com os armadores de fato, donos e operadores de navios; Quais as diferenças entre os agentes de carga e operadores logísticos, OTM, etc.

II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Intervenientes no comércio exterior quanto à carga

– o que é o NVOCC e sua diferença com o armador que tem navio e o opera, e como ele funciona

– como funciona e o que é o Freight Forwarder

– o que é o OTM, sua operação e facilidade para o embarcador e consignatário

– o que é o agente de carga e suas diferenças com os demais intervenientes

– como os NVOCC, Freight Forwarder e OTM podem ajudar os operadores de comércio exterior

– outros intervenientes correlatos no comércio exterior

III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO

– EXPOSIÇÃO

– PROJEÇÃO DE SLIDES (DATA SHOW / POWER POINT)

– EXEMPLOS PRÁTICOS e GERAIS

IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA

– KEEDI, Samir. Transportes, Unitização e Seguros internacionais de carga-prática e exercícios. São Paulo: Aduaneiras, 2020

 

5) SEGUROS NO COMÉRCIO EXTERIOR E A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM (ou outro título desejado)

30032020

CARGA HORÁRIA: 1,5 – 3,0 HORAS 

I – OBJETIVOS 

Levar ao participante conhecimento básico sobre seguro no comércio exterior; Estimular o participante a conhecer, ler e refletir sobre o seguro de mercadoria no transporte internacional e porque realizá-lo; Também conhecer o seguro disponível ao transportador; Que cláusulas básicas e adicionais existem e podem ser utilizadas.

II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

1. Seguros 

a. Seguro de mercadorias 

– importância do seguro e história

– intervenientes e partes envolvidas no seguro, contratação de seguro

– conceitos básicos de seguro (segurado, beneficiário, prêmio de seguro, risco, sub-rogação, etc.)

– contratação de seguro: do que depende e valor

– obrigatoriedade ou não de contratação de seguro no Brasil (importação CIF/CIP)

– documentos de seguro (apólice, certificado)

– avarias simples e grossa (involuntária e voluntária), vistoria e indenização

– divisão e repasse de seguro (cosseguro, resseguro)

– condições gerais e cláusulas básicas e adicionais

b. Seguro do transportador

– rodoviário (veículos, responsabilidade civil, obrigatória e facultativa)

– aéreo (seguro aeronáutico, responsabilidade civil)

– navios (seguro de casco, responsabilidade civil) 

2. Importância da embalagem em si e para o seguro

– importância para a montagem do prêmio de seguro

– como fator de proteção da mercadoria

– movimentos que podem afetar as embalagens

III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO 

– EXPOSIÇÃO

– PROJEÇÃO DE SLIDES (DATA SHOW / POWER POINT)

– EXEMPLOS PRÁTICOS e GERAIS

IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA

– KEEDI, Samir. Transportes, Unitização e Seguros internacionais de carga-prática e exercícios. São Paulo: Aduaneiras, 2020

 

6) LOGÍSTICA DE TRANSPORTE INTERNACIONAL (ou outro título desejado)

30032020

CARGA HORÁRIA : 1,5 – 3,0 HORAS

I – OBJETIVOS 

Transmitir ao participante conhecimento para que ele possa atuar na logística de transporte internacional; Desenvolver alternativas de transporte entre todos os modos existentes para a entrega da carga e adequá-las à sua empresa; Estimular o participante a conhecer e refletir sobre as logísticas de transporte possíveis e como usá-las, facilitando ao mesmo adequar-se às mudanças contínuas dentro da área.  

II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Logística de transporte internacional

– matriz de transportes e qualidade da infraestrutura

– introdução à logística: atividade multimilenar, escolha permanente, domínio de conhecimentos, parceria

– sistemas de transporte

– unitização de carga

– importância atual da logística: atividade mais importante do comércio exterior

– motivos da atual importância: plano interno e plano externo

– processo logístico como diferencial

– mudança na matriz de transporte

– globalização visível e a logística

– o novo paradigma dos preços das mercadorias e a logística

– a falta de competitividade do Brasil

– comércio mundial e relação internacional

– intermodalidade, multimodalidade e OTM, transbordo e empresas de serviços e utilização na logística

– infinitas combinações de opções

– utilização na logística

– custos logísticos

– logística: faz sentido ter modelo?

2. A logística em ação, com 2 cases e uma nova visão logística – o avião 

– exemplo de uma exportação São Paulo / Moscou

– a logística de transporte vencendo a guerra (UNEF – a saga do frango no Iraque)

– o avião como o futuro da logística de transporte 

III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO 

 – EXPOSIÇÃO

– PROJEÇÃO DE SLIDES (DATA SHOW / POWER POINT)

– EXEMPLOS PRÁTICOS e GERAIS

IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA

– KEEDI, Samir. Logística de transporte internacional: veículo prático de competitividade. São Paulo: Aduaneiras, 2020

 

7) O AVIÃO COMO O FUTURO DA LOGÍSTICA DE TRANSPORTE (ou outro título desejado)

30302020

CARGA HORÁRIA : 1,0 – 2,0 HORAS

I – OBJETIVOS 

Transmitir ao participante conhecimento sobre o que é o transporte aéreo; Comparar o transporte aéreo com o transporte marítimo e poder escolher adequadamente; Estimular o participante a conhecer e refletir sobre a possível vantagem futura do transporte aéreo

II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O avião como o futuro da logística de transporte

– características do transporte aéreo

– utilização dos modos – pensar no aéreo

– comparação de valores do aéreo com o marítimo

– constante procura de melhorias

– just in time como cabo eleitoral poderoso

– substituição do navio nas cargas gerais e unitizadas

– mito da baixa capacidade de carga dos aviões, velocidade e autonomia

– mito do valor do frete alto

– tamanho dos aeroportos 

– utilização logística: 2 cases

III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO 

– EXPOSIÇÃO

– PROJEÇÃO DE SLIDES (DATA SHOW /  POWER POINT)

EXEMPLOS PRÁTICOS e GERAIS

IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA

– KEEDI, Samir. Logística de transporte internacional: veículo prático de competitividade. São Paulo: Aduaneiras, 2020

 

8) CARTA DE CRÉDITO DOCUMENTÁRIA E PUBL. 600 DA CCI (ou outro título desejado)

30032020

CARGA HORÁRIA : 1,5 – 3,0 HORAS

I – OBJETIVOS 

Mostrar aos participantes a importância da carta de crédito numa transação internacional de mercadorias; Transmitir conhecimentos sobre a UCP 600 da ICC-Paris e como usá-la; Demonstrar a interação entre as UCP 600, carta de crédito e os documentos de comércio exterior 

II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARTA DE CRÉDITO E UCP 600

– objetivo, aplicação, importância deste instrumento, definições e interpretações

– abertura, vinculação, utilização

– banco de primeira linha e confirmação

– restrita ou livremente utilizável

– apresentação dos documentos em banco no país ou do beneficiário

– pagável contra documentos e não mercadorias

– discrepâncias em documentos e emendas

– análise da carta de crédito pelo beneficiário

– bancos emissor, avisador e confirmador, aplicante e beneficiário, e outros

– revogável ou irrevogável

– transferência de crédito

– embarque parcial, transbordo, porto, aeroporto ou local de embarque e desembarque

– prazo de pagamento, descrição da mercadoria

– valor, preço unitário, quantidade e tolerâncias

– documentos solicitados, originais e cópias

– datas de validade, embarque, período de apresentação de documentos

– conferência de documentos e prazo, contrato e existência de mercadorias

– tipos especiais de crédito: back to back; revolving; red clause; green clause; standby

– modelo e análise de L/C

III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO

 – EXPOSIÇÃO

– PROJEÇÃO DE SLIDES (DATA SHOW /  POWER POINT)

– EXEMPLOS PRÁTICOS e GERAIS

IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA

– KEEDI, Samir. Documentos no comércio exterior, a carta de crédito e a publicação 600 da CCI. São Paulo: Aduaneiras, 2018

 

9) ABC DO COMÉRCIO EXTERIOR – ABRINDO AS PRIMEIRS PÁGINAS ou INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR ou PASSO A PASSO NO COMÉRCIO EXTERIOR (ou outro título desejado)

30302020

CARGA HORÁRIA :1,5 -3,0 HORAS

I – OBJETIVOS 

Transmitir aos participantes informações básicas sobre comércio exterior e sua importância; Dar conhecimentos sobre globalização, integração dos países e blocos econômicos e acordos do Brasil; Mostrar os caminhos do comércio exterior, o desconhecido e as atividades que se pode exercer na área  

II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Comércio exterior, suas motivações, importância

– o que é exportar e importar, suas motivações e importância

– tipos de exportação e importação e importância

– exportação e importação: bens e serviços

– comércio exterior mundial e brasileiro

– aspectos legais: território aduaneiro

– restrições tarifárias e não tarifárias e motivos das restrições

2. Globalização, integração, blocos econômicos e acordos do Brasil e do Mercosul

– globalização visível

– integração: preferência tarifária, de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica

– principais blocos econômicos e acordos no mundo

– acordos do Brasil e do Mercosul

 3. Caminhos do comércio exterior, o desconhecido e atividades

– maneiras de apresentação e negociação

– formas de venda ou compra

– o desconhecido: dificuldades e exemplos

– atividades exercidas no comércio exterior

 III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO

– EXPOSIÇÃO

– PROJEÇÃO DE SLIDES (DATA SHOW /  POWER POINT)

– EXEMPLOS PRÁTICOS e GERAIS

IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA

– KEEDI, Samir. ABC do comércio exterior – abrindo as primeiras páginas. São Paulo: Aduaneiras, 2020

 

10) CONSÓRCIO DE EXPORTAÇÃO – A LOGÍSTICA VENCENDO A GUERRA (UNEF-A SAGA DO FRANGO NO IRAQUE)

30032020

CARGA HORÁRIA : 1,0 – 2,0 HORAS

I – OBJETIVOS 

– Transmitir aos participantes informações sobre consórcio de exportação; Mostrar a história da UNEF-União dos Exportadores de Frango, o mais bem sucedido consórcio de exportação do Brasil, e como ele transformou o país em exportador de frangos e, posteriormente, líder mundial; Detalhar a logística utilizada para entrega de frangos no Iraque durante a guerra Iraque-Iran na década de 1980; Mostrar que a experiência, que não foi seguida no Brasil, pode ser aplicada atualmente e, com sucesso 

II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. A criação e funcionamento do consórcio UNEF – União dos Exportadores de Frango

– o consórcio – continuidade do projeto iniciado em 1975 numa Trading Company

– exportação hoje e estrutura da Unef

– participantes, marca e produto

– localização em São Paulo e divisão de tarefas

– atividades da Unef e dos abatedouros

2. Logísticas aplicadas ao longo do tempo durante a vida do consórcio

– logística inicial trivial: produção, armazenagem, reserva de praça

– sofisticação parcial da logística: inclusão de afretamentos de navios

– logística se transforma em aventura: compra e operação de 2 navios próprios

– guerra Iraque / Iran: problemas portuários para entrega do frango

– sofisticação total da logística: entrega no Iraque, venda DDU, manutenção de câmaras frigoríficas 

III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO 

– EXPOSIÇÃO

– PROJEÇÃO DE SLIDES (DATA SHOW)

IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA

– KEEDI, Samir. Logística de transporte internacional: veículo prático de competitividade. São Paulo: Aduaneiras, 2020

 

11) ECONOMIA E COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO E MUNDIAL – VERDADES, MITOS E SOLUÇÕES

30032020

CARGA HORÁRIA : 1,5 – 3,0 HORAS

I – OBJETIVOS

Transmitir aos participantes informações sobre a economia brasileira, as razões da falta de crescimento, verdades e mitos envolvidos; Mostrar a participação brasileira no comércio exterior em relação ao PIB e ao comércio mundial; Comparar com o crescimento de alguns países e dos NICs da década de 1970, o que não ocorreu ao Brasil que fazia parte do grupo. E hoje os BRICs; Estimular os participantes a conhecerem a importância dos acordos comerciais para o Brasil, entre os quais a ALCA se tivesse sido concretizada e defender a assinatura de acordos para o país; Entender o resultado do descaso, péssimas políticas econômicas e malversação do dinheiro público

  II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Economia brasileira

– crescimento brasileiro: 1901-1980; 1959-1980; 1967-1974; 1981-2019

– atual década e as três décadas perdidas anteriores

– participação brasileira no comércio exterior: atual e passada em relação ao PIB e ao comércio mundial

– razões da falta de crescimento: acordos comerciais, taxa de juros, carga tributária, investimento, educação, logística, dívida interna impagável

– verdades e mitos referentes à falta do crescimento brasileiro

– matriz de transportes e infraestrutura

2. Economia mundial

– crescimentos de alguns países, entre eles os EUA, China, Chile, Índia, Coréia

– desenvolvimento dos NICs-New industrialized countries, exceto o Brasil. O mesmo com os BRICs

– participação mundial no comex

– razões do crescimento de vários países: acordos comerciais, taxa de juros, carga tributária, investimento, educação, logística

3. Importância dos acordos comerciais para o Brasil

– pequeno número de acordos comerciais internacionais do Brasil

– importância da entrada em maior número de acordos comerciais internacionais

– importância da criação da finada ALCA para a economia brasileira

– mudança de estágio dos países quando participam de acordos comerciais

 III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO

– EXPOSIÇÃO

– PROJEÇÃO DE SLIDES (DATA SHOW /  POWER POINT)

– EXEMPLOS PRÁTICOS e GERAIS

IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA

– KEEDI, Samir. ABC do comércio exterior – abrindo as primeiras páginas. São Paulo: Aduaneiras, 2020

 

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Author: Samir Keedi

-Mestre (Stricto Sensu) e pós-graduado (Lato Sensu) em Administração pela UNIP-Universidade Paulista. -Bacharel em Economia pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. -Profissional de comércio exterior desde março de 1972. -Especialista em transportes; logística; seguros; Incoterms®; carta de crédito e suas regras; documentos no comércio exterior; contratos internacionais de compra e venda. -Generalista em várias atividades em comércio exterior. -Consultor em diversos assuntos relativos ao comércio exterior. -Professor universitário de graduação e pós graduação desde 1996. -Professor e instrutor técnico desde 1996. -Palestrante em assuntos de comércio exterior e economia. -Colunista em jornais e revistas especializadas. -Autor de vários livros em comércio exterior. -Tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000. -Representante do Brasil na CCI-RJ e Paris na revisão do Incoterms® 2010.

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2 Comments

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    Tenho interesse.

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      Francielle, bom dia.
      Desculpe o atraso. Estava com problemas.
      Qual a empresa? Será feita In Company? Qual o local?
      Por favor, me passe um e-mail da sua empresa para samirskeconsultoria@gmail.com para eu enviar o orçamento para a palestra In Company.
      grato

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