Palestras – Programas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E PLANEJAMENTO DIDÁTICO DAS NOSSAS PALESTRAS
A palestra e condições financeiras de nossa contratação para a sua realização em local, dia e horário a ser indicado pelo contratante e acertado conosco, devem ser tratadas diretamente nos e-mails samirskeconsultoria@gmail.com ou samir.keedi@hotmail.com ou pelos telefones (11) 99885-2032 / 99852-6962
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1) Incoterms® 2020 (ou outro título desejado)
2) Transportes internacionais e gargalos logísticos do Brasil (ou outro título desejado)
3) Utilização e ova de containers (ou outro título desejado)
4) O que são os armador, Nvocc, freight forwarder, OTM, agente marítimo, ship broker, agente de carga, terminais, etc. (ou outro título desejado)
5) Seguros e a importância da embalagem no comércio exterior (ou outro título desejado)
6) Logística de transporte internacional (ou outro título desejado)
7) O avião como o futuro da logística de transporte (ou outro título desejado)
8) Carta de crédito e publicação 600 da CCI (ou outro título desejado)
9) ABC do comércio exterior – abrindo as primeiras páginas ou Introdução ao comércio exterior (ou outro título desejado)
10) Consórcio de exportação – a logística vencendo a guerra (UNEF-a saga do frango no Iraque) (ou outro título desejado)
1) Incoterms® 2020 (ou outro título desejado)
11042024
Carga horária: 3,0-4,0 HORAS
I – OBJETIVOS
Transmitir aos participantes conhecimentos sobre os Incoterms® 2020, de modo que eles possam atuar no comércio exterior, conhecendo detalhes e a funcionalidade dessas condições de entrega de mercadoria; Conhecer e utilizar os Incoterms® 2020 como princípio de qualquer logística de transporte internacional
II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. O que é, a importância e objetivo dos Incoterms®
– CCI – Câmara de Comércio Internacional – Paris
– marca registrada, a que se refere e ao que não se refere
– criação e partes intervenientes
– incorporação ao contrato de compra e venda e motivos
– versões, revisões e validade: por que ocorrem e como – usos e costumes
– os 11 termos que o compõem
– demonstração de cada termo, divisão de custos e riscos e menção de local ou porto em cada termo
– entendimento da divisão de custos e riscos nos termos do grupo “C” (CPT – CIP – CFR – CIF)
– formalidades alfandegárias: responsabilidades
– alterações básicas na versão 2020 e atenções especiais
– introdução e notas explicativas aos usuários voltam a fazer parte dos Incoterms®
– mudança nos termos e artigos
– transporte por meios próprios
– vendedor pode ter o B/L na venda FCA, em operação de carta de crédito
– requisitos relacionados a transporte, despacho e mercadoria
– apresentação horizontal dos artigos
– escolha do termo, utilização e possibilidade de pequenas mudanças
– contratação ou organização do transporte: obrigações de cada parte
– termos que obrigam a contratação do seguro e seus tipos, e apólice global
– termos que não obrigam a contratação do seguro: apenas responsabilizam uma das partes
– como usar os termos equivalentes (FCA/FOB – CPT/CFR – CIP/CIF)
2. Estrutura dos Incoterms® e como tem que ser lido (dar a vara de pescar e não o peixe)
– introdução e notas explicativas aos usuários
– divisão em grupos de modos de transporte: os aquaviários e aqueles para todos os modos
– divisão em grupos para entrega e seu entendimento
– estrutura de cada termo dos Incoterms®: espelho perfeito
– maneira correta e única de ler os Incoterms® para entender
3. Gráfico e tabela de custos e riscos
– demonstração gráfica do uso e divisão de riscos dos Incoterms®
– estudo da tabela de custos e riscos entre vendedor e comprador
– outros termos fora dos Incoterms® e problemas na sua utilização
III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO
– Exposição
– Projeção de slides (data show / power point)
– Exemplos práticos e gerais
IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA
– KEEDI, Samir. Transportes, Unitização e Seguros internacionais de carga-prática e exercícios. São Paulo: Aduaneiras, 2024
2) Transportes internacionais e gargalos logísticos do Brasil (ou outro título desejado)
11042024
Carga horária: 2,0 – 3,0 HORAS
I – OBJETIVOS
Transmitir aos participantes informações sobre os meios de transportes no Brasil, e suas características; Mostrar como a matriz de transportes está errada e por que é das piores possíveis; Apresentar a forma mais coerente de se transportar carga no país, do ponto de vista logístico; Estimular o participante a conhecer e refletir sobre as logísticas de transporte possíveis e como usá-las, facilitando-lhe adequar-se às mudanças contínuas dentro da área.
II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Transportes no Brasil
– matriz de transportes brasileira e nossos problemas e gargalos
– matriz de transporte internacional dos maiores países em território
– comparação entre os vários modos de transporte
– comparação da malha ferroviária com outros países, com o rodoviário, e cobertura espacial
– operações especiais de transporte
– unitização de carga e equipamentos (pallet e container)
– sistema de transporte aquaviário (marítimo e fluvial): características e funcionamento, portos, hidrografia
– transporte aéreo: características e funcionamento
– sistema de transporte terrestre (rodoviário e ferroviário)
– modo rodoviário: características e malha rodoviária
– transporte rodoviário como o mais caro que existe
– ferrovia no Brasil: características e malha ferroviária
– transferência da incompetência logística interna brasileira ao comércio exterior
III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO
– Exposição
– Projeção de slides (data show / power point)
– Exemplos práticos e gerais
IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA
– KEEDI, Samir. Transportes, Unitização e Seguros internacionais de carga-prática e exercícios. São Paulo: Aduaneiras, 2024
3) Utilização e ova de containers (ou outro título desejado)
11042024
Carga horária : 2,0-3,0 HORAS
I – OBJETIVOS
– Transmitir ao participante conhecimento para que ele possa atuar na unitização de carga em containers; Estimular o participante a conhecer os equipamentos e como ovar a carga; Conhecer os tipos de containers, pesos, volumes, como utilizar os vários tamanhos; Locais de ova e desova, e serviços.
II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A utilização e ova de containers marítimos
a) conceito e história
b) padronização, características gerais, medidas, capacidades, módulo
c) adequabilidade e escolha do container (20’ ou 40’)
d) identificação, tipos, unidades disponíveis e finalidades
e) utilização, ocupação (peso ou volume) e fixação do container
f) ova e desova, procedimentos gerais
g) tipos de serviços (local e responsabilidade pela ova e desova H/H; H/P…; FCL/LCL…)
h) demurrage e detention e leasing de container
III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO
– Exposição
– Projeção de slides (data show / power point)
– Exemplos práticos e gerais
IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA
– KEEDI, Samir. Transportes, Unitização e Seguros internacionais de carga-prática e exercícios. São Paulo: Aduaneiras, 2024
4) O que são os armador, Nvocc, freight forwarder, OTM, agente marítimo, ship broker, agente de carga, terminais, etc. (ou outro título desejado)
11042024
Carga horária: 1,05-2,0 Horas
I – OBJETIVOS
Transmitir aos participantes informações sobre o que são e como funcionam os intervenientes em comex; O que são os armadores virtuais e suas diferenças com os armadores de fato, donos e operadores de navios; Quais as diferenças entre os agentes de carga e operadores logísticos, OTM, etc.
II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Intervenientes no comércio exterior quanto à carga
– operações especiais de transporte
– armador, comandante, agência marítima
– o que é o NVOCC e sua diferença com o armador que tem navio e o opera, e como ele funciona.
– como funciona e o que é o Freight Forwarder.
– o que é o OTM, sua operação e facilidade para o embarcador e o consignatário.
– o que é o agente de carga e suas diferenças com os demais intervenientes.
– despachante aduaneiro, comissária de despachos
– outros intervenientes no comércio exterior
– como os NVOCC, Freight Forwarder, OTM e demais podem ajudar os operadores de comércio exterior
III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO
– Exposição
– Projeção de slides (data show / power point)
– Exemplos práticos gerais
IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA
– KEEDI, Samir. Transportes, Unitização e Seguros internacionais de carga-prática e exercícios. São Paulo: Aduaneiras, 2024
5) Seguros e a importância da embalagem no comércio exterior (ou outro título desejado)
11042024
Carga horária: 2,0-3,0 Horas
I – OBJETIVOS
Levar ao participante conhecimento básico sobre seguro no comércio exterior; Estimular o participante a conhecer, ler e refletir sobre o seguro de mercadoria no transporte internacional e porque realizá-lo; Também conhecer o seguro disponível ao transportador; Que cláusulas básicas e adicionais existem e podem ser utilizadas.
II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Seguros
a. Seguro de mercadorias
– importância do seguro, generalidades e história
– intervenientes e partes envolvidas no seguro
– conceitos básicos de seguro (segurado, beneficiário, prêmio de seguro, risco, sub-rogação, etc.)
– objetivo e obrigatoriedade ou não de contratação no Brasil (importação CIF/CIP)
– contratação de seguro: do que depende e cálculo
– documentos de seguro (apólice, certificado)
– avarias simples e grossa (involuntária e voluntária), vistoria e indenização
– divisão e repasse de seguro (cosseguro, resseguro)
– condições gerais e cláusulas básicas e adicionais
b. Seguro do transportador
– rodoviário (veículos, responsabilidade civil)
– aéreo (seguro aeronáutico, responsabilidade civil)
– navios (seguro de casco, responsabilidade civil)
– P & I Clubs
2. Importância da embalagem em si e para o seguro
– importância para a montagem do prêmio de seguro
– como fator de proteção da mercadoria
– movimentos que podem afetar as embalagens na viagem marítima
– proteção às embalagens
– identificação para manuseio
– símbolos
– carga perigosa
III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO
– Exposição
– Projeção de slidese (data show / power point)
– Exemplos práticos e gerais
IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA
– KEEDI, Samir. Transportes, Unitização e Seguros internacionais de carga-prática e exercícios. São Paulo: Aduaneiras, 2024
6) Logística de transporte internacional (ou outro título desejado)
11042024
Carga horária : 3,0-4,0 Horas
I – OBJETIVOS
Transmitir ao participante conhecimento para que ele possa atuar na logística de transporte internacional; Desenvolver alternativas de transporte entre todos os modos existentes para a entrega da carga e adequá-las à sua empresa; Estimular o participante a conhecer e refletir sobre as logísticas de transporte possíveis e como usá-las, facilitando ao mesmo adequar-se às mudanças contínuas dentro da área.
II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Logística de transporte internacional
– matriz de transporte brasileira, qualidade e sua relação com a logística
– introdução ao estudo da logística: atividade multimilenar
– escolha permanente, domínio de conhecimentos, parceria
– importância atual da logística no Brasil e seus motivos internos e externos
– atividade mais importante do comércio exterior
– processo logístico como diferencial e valorização da logística
– mudança necessária na matriz de transporte
– globalização visível e a logística e a razão dela ter ficado visível
– o novo paradigma dos preços das mercadorias, mudança na equação de custos e a logística
– a falta de competitividade do Brasil e relação com o nosso PIB e comércio mundial
– intermodalidade, multimodalidade e OTM, transbordo
– utilização na logística
– infinitas combinações de opções
2. A logística com uma nova visão – o avião
-o avião como o futuro da logística de transporte: valores, capacidades, velocidade, frete e mitos
3. Custos logísticos
– custos logísticos
– modelo de logística não faz sentido
III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO
– Exposição
– Projeção de slides (data show / power point)
– Exemplos práticos e gerais
IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA
– KEEDI, Samir. Logística de transporte internacional: veículo prático de competitividade. São Paulo: Aduaneiras, 2020
7) O avião como o futuro da logística de transporte (ou outro título desejado)
11042024
CARGA HORÁRIA : 1,0-2,0 HORAS
I – OBJETIVOS
Transmitir ao participante conhecimento sobre o que é o transporte aéreo; Comparar o transporte aéreo com o transporte marítimo e poder escolher adequadamente; Estimular o participante a conhecer e refletir sobre a possível vantagem futura do transporte aéreo
II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O avião como o futuro da logística de transporte
– características e vantagens do transporte aéreo
– utilização dos modos – pensar no aéreo
– comparação de valores do aéreo com o marítimo
– constante procura de melhorias
– just in time como cabo eleitoral poderoso
– substituição do navio nas cargas gerais e unitizadas
– mito da baixa capacidade de carga dos aviões, velocidade e autonomia
– mito do valor do frete alto
– tamanho dos aeroportos
– utilização logística
III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO
– Exposição
– Projeção de slides (data show / power point)
– Exemplos práticos e gerais
IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA
– KEEDI, Samir. Logística de transporte internacional: veículo prático de competitividade. São Paulo: Aduaneiras, 2020
8) Carta de crédito e publicação 600 da CCI (ou outro título desejado)
11042024
Carga horária : 2,0-3,0 HORAS
I – OBJETIVOS
Mostrar aos participantes a importância da carta de crédito numa transação internacional de mercadorias; Transmitir conhecimentos sobre a UCP 600 da ICC-Paris e como usá-la; Demonstrar a interação entre as UCP 600, carta de crédito e os documentos de comércio exterior
II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CARTA DE CRÉDITO E UCP 600
– objetivo, aplicação, importância deste instrumento, definições e interpretações
– abertura, vinculação, utilização
– banco de primeira linha e confirmação
– restrita ou livremente utilizável
– apresentação dos documentos em banco no país ou do beneficiário
– pagável contra documentos e não mercadorias
– discrepâncias em documentos e emendas
– análise da carta de crédito pelo beneficiário
– bancos emissor, avisador e confirmador, aplicante e beneficiário, e outros
– revogável ou irrevogável
– transferência de crédito
– embarque parcial, transbordo, porto, aeroporto ou local de embarque e desembarque
– prazo de pagamento, descrição da mercadoria
– valor, preço unitário, quantidade e tolerâncias
– datas de validade, embarque, período de apresentação de documentos
– conferência de documentos e prazo, contrato e existência de mercadorias
– partes intervenientes
– tipos especiais de crédito: back to back; revolving; red clause; green clause; standby
– modelo e análise de L/C
III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO
– Exposição
– Prjeção de slides (data show / power point)
– Exemplos práticos e gerais
IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA
– KEEDI, Samir. Documentos no comércio exterior, a carta de crédito e a publicação 600 da CCI. São Paulo: Aduaneiras, 2018
9) ABC do comércio exterior – abrindo as primeiras páginas ou Introdução ao comércio exterior (ou outro título desejado)
11042024
Carga horária: 3,0 HORAS
I – OBJETIVOS
Transmitir aos participantes informações básicas sobre comércio exterior, importância e valores; Dar conhecimentos sobre globalização, integração dos países e blocos econômicos e acordos do Brasil; Mostrar os caminhos do comércio exterior, o desconhecido e as atividades que se pode exercer na área
II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Comércio exterior, suas motivações, importância e valores
– o que é exportar e importar e suas motivações
– importâncias do comércio exterior: exportação e importação
– valores do comércio exterior mundial e brasileiro
2. Aspectos legais
– território aduaneiro: zonas primária e secundária
– restrições tarifárias e não-tarifárias e seus motivos
3. Globalização, integração, blocos econômicos e acordos do Brasil
– globalização visível: como surgiu e se desenvolveu e porque ficou visível
– integração: preferência tarifária, livre comércio, união aduaneira,mercado comum e união econômica
– principais blocos econômicos e acordos no mundo: EU, Usmca, Apec, Gatt
– possíveis futuros blocos econômicos e acordos no mundo
– acordos do Brasil e do Mercosul: Gatt, Aladi, Chile, México, UE, Efta, Israel, Índia, etc.
4. Caminhos do comércio exterior, o desconhecido e atividades e câmbio
– maneiras de apresentação e negociação
– formas de venda e compra
– o desconhecido: dificuldades e exemplos
– atividades exercidas no comércio exterior
– noções de câmbio
III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO
– Exposição
– Projeção de slides (data show / power point)
– Exemplos práticos e gerais
IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA
– KEEDI, Samir. ABC do comércio exterior – abrindo as primeiras páginas. São Paulo: Aduaneiras, 2020
10) Consórcio de exportação – a logística vencendo a guerra (UNEF-a saga do frango no Iraque)
11042024
Carga horária: 1,5-2,0 HORAS
I – OBJETIVOS
– Transmitir aos participantes informações sobre consórcio de exportação; Mostrar a história da UNEF-União dos Exportadores de Frango, o mais bem sucedido consórcio de exportação do Brasil, e como ele transformou o país em exportador de frangos e, posteriormente, líder mundial; Detalhar a logística utilizada para entrega de frangos no Iraque durante a guerra Iraque-Iran na década de 1980; Mostrar que a experiência, que não foi seguida no Brasil, pode ser aplicada atualmente e, com sucesso
II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. A criação e funcionamento do consórcio UNEF – União dos Exportadores de Frango
– o consórcio – continuidade do projeto iniciado em 1975 numa Trading Company
– exportação hoje e estrutura da Unef
– participantes, marca e produto
– localização em São Paulo e divisão de tarefas
– atividades da Unef e dos abatedouros
2. Logísticas aplicadas ao longo do tempo durante a vida do consórcio
– logística inicial trivial: produção, armazenagem, reserva de praça
– sofisticação parcial da logística: inclusão de afretamentos de navios
– logística se transforma em aventura: compra e operação de 2 navios próprios
– guerra Iraque / Iran: problemas portuários para entrega do frango
– sofisticação total da logística: entrega no Iraque, manutenção de câmaras frigoríficas
III – ESTRATÉGIA DE TRABALHO
– Exposição
– Projeção de slides (data show /power point)
– Exemplos práticos e gerais
IV – BIBLIOGRAFIA BÁSICA
– KEEDI, Samir. Logística de transporte internacional: veículo prático de competitividade. São Paulo: Aduaneiras, 2022