Transportes, unitização e seguros internacionais de carga-ampla abordagem dos Incoterms® 2020 (8a. ed., Aduaneiras, 2020)

 

A Obra

Samir Keedi aborda o que considera uma das partes mais importantes do comércio de mercadorias entre os países, o transporte. Entende-se como transporte um conjunto de fatores agregados: a unitização de carga; o seguro de transporte, cuja cotação é bastante dependente da embalagem; bem como os Incoterms® 2020; e, claro, o próprio transporte, que é o deslocamento de mercadorias de um ponto a outro.

Visa a atingir o público estudantil, o profissional já atuante na área de comércio exterior, também o professor de transporte e disciplinas afins.

Apresentado em nove capítulos, mostra uma visão dos modos de transporte usados hoje, como devem ser tratados e utilizados para seu melhor aproveitamento e por que é uma das partes mais importantes do processo de comércio exterior, em especial, quanto à unitização em pallet e container.

Os modos abordados são aqueles disponíveis no mercado: marítimo, fluvial, lacustre, aéreo, rodoviário e ferroviário, abarcando o que os rodeia, como os equipamentos, procedimentos e empresas ou pessoas prestadoras de serviços, que possibilitam sua utilização.O dutoviário, por não ser um modo de transporte aberto, não é abordado.

A carga perigosa recebe atenção em um pequeno capítulo à parte, com orientações básicas aos usuários.

A obra contém um glossário com alguns termos utilizados nas atividades de transporte e seguro, que não fazem parte diretamente do texto, bem como um capítulo especial com exercícios e perguntas para facilitar o estudo e o aprendizado, não apresentando os resultados, obrigando assim os leitores a se aplicarem nos estudos.

Author: Samir Keedi

-Mestre (Stricto Sensu) e pós-graduado (Lato Sensu) em Administração pela UNIP-Universidade Paulista. -Bacharel em Economia pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. -Profissional de comércio exterior desde março de 1972. -Especialista em transportes; logística; seguros; Incoterms®; carta de crédito e suas regras; documentos no comércio exterior; contratos internacionais de compra e venda. -Generalista em várias atividades em comércio exterior. -Consultor em diversos assuntos relativos ao comércio exterior. -Professor universitário de graduação e pós graduação desde 1996. -Professor e instrutor técnico desde 1996. -Palestrante em assuntos de comércio exterior e economia. -Colunista em jornais e revistas especializadas. -Autor de vários livros em comércio exterior. -Tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000. -Representante do Brasil na CCI-RJ e Paris na revisão do Incoterms® 2010.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *