Um livro único, sem paralelo na literatura brasileira de logística e comércio exterior.
.
Este livro é uma mistura de comex real conhecido, com comex real desconhecido, e aquele ainda a acontecer. Ele expressa pensamentos particulares e reais de assuntos corriqueiros no dia a dia da logística e o que está à sua volta, de uma forma original e diferente de muita coisa que o mercado conhece e acredita.
.
Coisas que o mercado nunca pensou ou nunca se trouxe à tona.
E que surpreende a nossos alunos nos cursos ou a quem o lê.
.
Uma ideia muito particular do que é a globalização, que surpreendeu a muitos na 1a. edição, e continua surpreendendo agora na 7a. edição, pois está claro que a maioria ainda não entendeu o que ela é, e desde quando existe, acreditando-se ser nova ou de apenas algumas décadas. Ou surgida apenas no início do século XX.
.
Exatamente o mesmo ocorre com a Logística, em que se acredita nova, e que também existe a milhares de anos, embora, claro, sem este pomposo nome.
.
Em que também mostramos o container como o mais sensacional equipamento de transporte já criado, e grande responsável pela extraordinária evolução da economia e comércio mundiais desde os anos 1950/1960.
Em que, sem ele, a economia e comércio mundiais ainda hoje estariam naquilo que tínhamos, provavelmente, nos anos 1980, numa evolução lenta sem o container.
.
A história de um consórcio de exportação único, sem paralelo e, infelizmente, nunca seguido pelas nossas autoridades, que foram buscar outros modelos no exterior e, claro, ainda não tivemos nenhum outro consórcio de sucesso como a nossa Unef-União dos Exportadores de Frango.
.
Consórcio que, guiado pela visão de um extraordinário empreendedor, vindo ao Brasil ainda jovem, iniciou, a partir de 1975, a exportação de frangos no Brasil, em que o tornamos líder mundial, hoje com cerca de 45% desse mercado.
.
E que nos fez os reis da logística durante a guerra Iraq-Iran na década de 1980, com uma operação sem paralelo, ainda hoje surpreendente.
Satisfação e orgulho enorme daquela nossa geração de profissionais, um dos nossos grandes orgulhos pelo que fizemos. Uma história única.
.
Também mostra, a partir de um artigo que escrevemos em 1998, e expandimos como um capítulo do livro, e que surpreende nossos alunos, que a logística futura não estará baseada quase que exclusivamente no transporte marítimo, que hoje representa cerca de 90% do comércio mundial de bens.
.
O transporte aéreo, em poucas décadas, representará um sério concorrente ao marítimo, quase certamente abocanhando grande parcela da carga geral, especialmente a unitizada, em enormes aeronaves.
Praticando o verdadeiro just in time, ainda não utilizado na sua máxima potencialidade, apesar das muitas décadas que ele existe. Sairemos do JIT nas pontas e o teremos em todas as etapas.
.
Portanto, reiterando, um livro absolutamente único na literatura brasileira.
.