Pedágio – pagar por quê?

 

Este assunto de pedágio tem nos atormentado há vários anos. Sempre quisemos escrever sobre isso e fomos postergando. Mas, o absurdo cada vez maior nos obriga a encarar o assunto e colocar nossa ideia à discussão da sociedade.

Por que o cidadão é chamado a pagar pedágio? Em nossa opinião isso deveria ser ilegal, jamais poderia ocorrer. E já vamos esclarecendo que não somos contra o pedágio em si. Nem contra seus absurdamente altos preços. Entendemos que as várias esferas de governo têm todo o direito de terceirizar nossas vias públicas, de repassá-las a quem desejar, a seu bel prazer. E o pedágio pode ter o preço que for, que não interessa. O que interessa é ter vias boas.

Então alguém já pode estar se perguntando o que estamos querendo. Já que concordamos em que as vias públicas sejam repassadas a terceiros, com qualquer valor, onde está o problema?

O que ocorre é que pode e deve ser pago, mas não pelos usuários, proprietários de veículos. Isso é pagamento em triplo, e parece que ninguém percebeu isso. Ou pelo menos, não verbalizou.

Não devemos esquecer que a estrada não é do governo, mas da sociedade. Nós pagamos impostos e com eles o governo constrói as vias públicas. E continuamos pagando impostos para que o governo as mantenha em condições de uso adequado.

E pagamos o IPVA, antiga TRU – Taxa Rodoviária Única, que foi mudada por contestação de bi-tributação. Hoje temos a tri-tributação.

Assim, fica claro que não há qualquer justificativa para que os usuários paguem pela sua utilização através do imoral pedágio. Não podem pagar pedágio pelo que é seu. Entendemos que, para bom entendedor, em que meia palavra basta, nem seria preciso continuar explicando o assunto.

Quando o governo passa as vias públicas a terceiros para administrar, quem tem que pagar por isso é o governo, com aquilo que lhe entregamos através de impostos e IPVA. Portanto, passar às operadoras significa terceirizar a administração para quem pode fazer melhor, como qualquer outra terceirização. Mas, a responsabilidade é do governo. É ele quem tem que pagar as operadoras que trabalham para ele.

Portanto, é justo se revoltar e ir à justiça com esses argumentos.

Jornal DCI

Author: Samir Keedi

-Mestre (Stricto Sensu) e pós-graduado (Lato Sensu) em Administração pela UNIP-Universidade Paulista. -Bacharel em Economia pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. -Profissional de comércio exterior desde março de 1972. -Especialista em transportes; logística; seguros; Incoterms®; carta de crédito e suas regras; documentos no comércio exterior; contratos internacionais de compra e venda. -Generalista em várias atividades em comércio exterior. -Consultor em diversos assuntos relativos ao comércio exterior. -Professor universitário de graduação e pós graduação desde 1996. -Professor e instrutor técnico desde 1996. -Palestrante em assuntos de comércio exterior e economia. -Colunista em jornais e revistas especializadas. -Autor de vários livros em comércio exterior. -Tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000. -Representante do Brasil na CCI-RJ e Paris na revisão do Incoterms® 2010.

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