Surpresas no comércio exterior – 108 (plano de estiva de navio)
Plano de estiva (stowage plan) é um mapa de planejamento do embarque da carga no navio, tanto as cargas gerais quanto aquelas a granel, nos porões e conveses dos navios convencionais. Assim como os containers nos navios porta-containers e mesmo convencionais, neste caso em seu convés, o que já ocorreu no passado, e não é mais usual considerando a quantidade de navios porta-containers existentes, a não ser uma operação muito especial e casual. Esse mapa mostra os compartimentos e os espaços disponíveis do navio, tanto convencional de granéis e carga geral, quanto de porta-container e onde cada lote ou container será estivado, ou seja, alocado a bordo do navio.
Ele é realizado pela agência marítima, por um planner (planejador), em nome do armador, levando-se em conta os locais de embarque e desembarque, os pesos e medidas das cargas, tanto soltas quanto em containers, os seus tipos, enfim, todos os detalhes necessários para um eficiente aproveitamento da embarcação, bem como a sua segurança e equilíbrio.
Após o embarque das cargas no navio é emitido um documento definitivo, mencionando a exata colocação das cargas a bordo. Também pode ser feito nesse documento um resumo das quantidades totais embarcadas por porões e por destino. Esse documento definitivo também toma o nome de plano de estiva, e é baseado no plano preliminar para orientação do embarque.
Nos navios convencionais mostra-se a carga colocada em cada espaço dos porões e conveses. Nos porta-containers o plano mostra a colocação dos containers nas bays, rows e layers (baias, colunas, camadas/alturas) e cada posição dada pelas coordenadas dos três itens representa um slot (posição da unidade).
Nesse plano de estiva são mencionados também todos os dados referentes ao navio e ao embarque, como:
– nome do navio e viagem;
– portos de embarque e desembarque;
– embarcador e recebedor;
– mercadoria embarcada;
– quantidade e pesos;
– marcas de identificação etc.