Surpresas no comércio exterior – 16 (dados constantes no Bill of Lading)
É comum que se conste no B/L diversos dados que nada tem a ver com ele, poluindo o documento.
Entre eles, o peso líquido da mercadoria na carga geral, sendo que o armador não tem a menor ideia do que é isso. Para ele só existe um peso, que é o bruto, aquele que pesa no navio, e sobre o qual é cobrado o frete quando a carga é embarcada breakbulk num navio convencional de porões. O mesmo acontece quando a mercadoria é embarcada em containers.
Sendo que o B/L nem sequer tem coluna ou espaço para o peso líquido. Ele só tem indicação para o peso bruto, que é o que interessa.
Também a indicação de mercadoria “Clean” (Limpa), quando não há qualquer problema com a mercadoria e/ou embalagem. Esta não é uma menção a colocar quando não há problema. Mesmo que uma Carta de Crédito peça que a mercadoria seja “Clean”, não é para mencionar, apenas para cumprir.
Nem número da fatura comercial ou NCM na exportação.
Mas, é comum que se peça ao exportador, fornecendo-lhe a classificação, que esta seja mencionada no B/L na nossa importação.
Tecnicamente não há porque mencionar. Mas, a sua menção, embora não haja nem campo para ela, é justificada em face do agente marítimo ter que lançá-la no mercante.
Se ele tiver que ligar a cada importador para pegar a classificação de cada mercadoria, não conseguirá fazer isso em tempo, com tantos Bs/L e navios. Assim, apenas por uma questão operacional, convém que seja colocada para facilitar e agilizar os trabalhos.
Surpesas 15: https://webapp381390.ip-45-56-126-89.cloudezapp.io/?p=3803