Surpresas no comércio exterior – 55 (pallets, unitização e utilização)
A unitização de cargas é uma excelente forma de movimentá-las. Trabalha-se com um grupo grande delas, ao invés de movimentá-las individualmente. E com equipamentos. E porta-pallets a grandes alturas, aproveitando melhor os espaços e armazéns.
Ela pode ser realizada de diversas formas, como um amarrado, em tambores para pequenas cargas como se fazia nos navios há centenas de anos, em bigs bags, etc.
As melhores formas de unitização são em pallets ou containers, e mesmo duplamente. Primeiro em pallets e depois colocando estes em containers.
Os pallets podem ter diversas características, como serem de face única, face dupla não reversível, face dupla reversível. Também quadrados ou retangulares. Com abas (ou aletas, asas), duas ou quatro entradas, etc. Ao final, podem ser enquadrados com cantoneiras.
Ainda são construídos normalmente em madeira, mas, existem, e deverão ser cada vez mais em outros materiais, como metais, plásticos, fibras, etc.
Podem ser construídos para uma única ou diversas utilizações, dependendo do propósito a que se destinam. Na exportação, é comum o uso apenas uma vez. Vai e não volta (one way).
Uma carga apenas paletizada será embarcada em navios convencionais, de porões e decks. Se em containers, em navios porta-containers.
Há várias medidas padronizadas de pallets em diversas partes do mundo, servindo aos mais diversos propósitos.
– América do norte = 1,016 m x 1,219 m
– Europa / Ásia (PBR) = 1,00 m x 1,20 m
– Austrália = 1,165 m x 1,165 m
– América do norte / Europa / Ásia = 1,067 m x 1,067 m
– Ásia = 1,10 m x 1,10 m
– Europa = 0,80 m x 1,20 m
Há também muitos não padronizados, adequando-se o pallet à carga, ao invés da carga ao pallet.
O segundo da lista, com a sigla “PBR”, é também o pallet brasileiro.