Surpresas no comércio exterior- 56 (equipamentos de movimentação de carga em portos)
Nos portos temos os mais diversos equipamentos à disposição para movimentação e para embarque e desembarque de carga. De forma simples e geral, temos os seguintes:
Para movimentação de carga temos veículo rodoviário, nas suas diversas variações, paleteira e empilhadeira (nos seus diversos modelos para as mais variadas cargas), etc. para cargas gerais (breakbulk). Para granéis (bulk), caminhão (genérico) em diversas formas.
Para movimentação de container temos transtainer, reach stacker, top lift, straddle, em diversos modelos. Todos com spreader para pegar o container por cima, pelos holes (buracos na sua estrutura, nas colunas).
Para embarque e desembarque temos as esteiras, sugadores, grabs em variadas formas para granéis.
Para carga geral guindastes diversos, com cabo de aço e guincho para pegá-las no cais ou nos porões de navios, para os mais variados pesos de carga.
Para embarque e desembarque de container utiliza-se portainer, que movimenta-se sobre trilhos, que é o mais adequado equipamento para essa unidade de carga. Também pode ser um guindaste móvel, sobre pneus, que também pode movimentar-se pela área portuária, conhecido por MHC-mobile harbor crane.
Os termos utilizados para container são o que chamamos de “metonímia”, que é quando a marca assume o produto. Por exemplo,”Isopor” que é uma marca, e por ser a mais famosa e conhecida de todas as caixas, assume o produto “caixa de poliestireno expandido”.