Surpresas no comércio exterior – 14 (Container marítimo)
O container marítimo, embora não seja utilizado apenas nos navios, mas em todos os modos, este maravilhoso equipamento de transporte de carga que revolucionou o transporte, a logística, o comércio exterior e a economia, foi criado por Malcom Purcell McLean, empresário de transporte rodoviário norte-americano.
Ele foi primeiramente utilizado na cabotagem americana, no navio tanque “Ideal X”, adaptado para o transporte de 58 unidades em seu convés, em 26/04/1956.
O primeiro navio porta-container foi lançado ao mar em 1957, para 226 unidades, sendo seu nome “’Gateway City”. A medida de comprimento destes primeiros containers eram de 35’ (trinta e cinco pés). Um pé (foot) equivale a 30,48 cm, tendo este 12 polegadas (inches), sendo cada polegada igual a 2,54 cm.
Considerando a padronização dos containers ocorrida em 1968, pela ISO – International Organization for Standardazion, o Gateway City seria para 395 TEU – Twenty feet or equivalent unit (unidade de 20 pés ou equivalente, cuja medida é 6,096 m).
As unidades mais utilizadas no mundo hoje são as de 20’ e 40’, embora existam outras medidas de containers.
Os navios sempre foram normalmente construídos com baias para containers de 20 pés (6,096m) e 40 pés (12,192). Os mega navios de hoje, e já os temos para 24.000 TEU, são construídos com baias apenas de 40 pés, para ganho de espaço.
22 de outubro de 2023
Muito bom Samir, bela informações e importantes no dia dia…