Surpresas no comércio exterior – 14 (Container marítimo)

 

O container marítimo, embora não seja utilizado apenas nos navios, mas em todos os modos, este maravilhoso equipamento de transporte de carga que revolucionou o transporte, a logística, o comércio exterior e a economia, foi criado por Malcom Purcell McLean, empresário de transporte rodoviário norte-americano.

Ele foi primeiramente utilizado na cabotagem americana, no navio tanque “Ideal X”, adaptado para o transporte de 58 unidades em seu convés, em 26/04/1956.

O primeiro navio porta-container foi lançado ao mar em 1957, para 226 unidades, sendo seu nome “’Gateway City”. A medida de comprimento destes primeiros containers eram de 35’ (trinta e cinco pés). Um pé (foot) equivale a 30,48 cm, tendo este 12 polegadas (inches), sendo cada polegada igual a 2,54 cm.

Considerando a padronização dos containers ocorrida em 1968, pela ISO – International Organization for Standardazion, o Gateway City seria para 395 TEU – Twenty feet or equivalent unit (unidade de 20 pés ou equivalente, cuja medida é 6,096 m).

As unidades mais utilizadas no mundo hoje são as de 20’ e 40’, embora existam outras medidas de containers.

Os navios sempre foram normalmente construídos com baias para containers de 20 pés (6,096m) e 40 pés (12,192). Os mega navios de hoje, e já os temos para 24.000 TEU, são construídos com baias apenas de 40 pés, para ganho de espaço.

 

Author: Samir Keedi

-Mestre (Stricto Sensu) e pós-graduado (Lato Sensu) em Administração pela UNIP-Universidade Paulista. -Bacharel em Economia pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. -Profissional de comércio exterior desde março de 1972. -Especialista em transportes; logística; seguros; Incoterms®; carta de crédito e suas regras; documentos no comércio exterior; contratos internacionais de compra e venda. -Generalista em várias atividades em comércio exterior. -Consultor em diversos assuntos relativos ao comércio exterior. -Professor universitário de graduação e pós graduação desde 1996. -Professor e instrutor técnico desde 1996. -Palestrante em assuntos de comércio exterior e economia. -Colunista em jornais e revistas especializadas. -Autor de vários livros em comércio exterior. -Tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000. -Representante do Brasil na CCI-RJ e Paris na revisão do Incoterms® 2010.

Share This Post On

1 Comment

  1. Muito bom Samir, bela informações e importantes no dia dia…

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *