ABC do comércio exterior – abrindo as primeiras páginas – História do livro:

.
Iniciei minha carreira acadêmica em 1996, na Unip, ministrando aulas de transportes e seguros no 4o. ano, último da graduação.
Depois fui para a Unibero, e aí Mackenzie, de 2001 a 2005, meu último na na graduação.
Já estava e continuei apenas com a pós-graduação.
.
Ministrar aulas na graduação era muito complicado em face de que nunca tivemos faculdade de comércio exterior, minha crítica constante e eterna.
Tínhamos apenas Administração com ênfase em comércio exterior.
.
No 4o. ano então….
A maioria dos alunos estava desanimada e com média sempre de 90-95% deles que não trabalhavam na área, e não sabiam o que estavam fazendo lá.
E, nesse ano, já não arrumavam estágio.
.
O problema era que, com 17-18 anos, não se tinha muita ideia do que era o Comex e nem se poderia saber apenas com a ementa do curso.
.
Em 2002 o Mackenzie me pediu para ministrar aula de Introdução ao comércio exterior no 1o. semestre.
Vi aí a grande chance de tentar mudar essa história dos estudantes de Comex.
.
Fui criando uma apostila e transformando em livro, e no semestre seguinte já tinha o livro publicado, dedicado à minha primeira turma.
.
A intenção era escrever um livro básico, não técnico (meu único nesse formato), em que tinha pinceladas e as vezes maior profundidade, do que mais ou menos se abordaria na faculdade toda.
.
Com isso, o aluno já saberia o que teria pela frente e com duas opções a escolher:
1-se gostasse, continuaria;
2-se não gostasse, desistiria logo nesse semestre, não perderia tempo e escolheria outra coisa.
.
O livro foi um sucesso, se tornando meu livro mais vendido até hoje e sendo, em 2007, o mais vendido na Aduaneiras.
.

Author: Samir Keedi

-Mestre (Stricto Sensu) e pós-graduado (Lato Sensu) em Administração pela UNIP-Universidade Paulista. -Bacharel em Economia pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. -Profissional de comércio exterior desde março de 1972. -Especialista em transportes; logística; seguros; Incoterms®; carta de crédito e suas regras; documentos no comércio exterior; contratos internacionais de compra e venda. -Generalista em várias atividades em comércio exterior. -Consultor em diversos assuntos relativos ao comércio exterior. -Professor universitário de graduação e pós graduação desde 1996. -Professor e instrutor técnico desde 1996. -Palestrante em assuntos de comércio exterior e economia. -Colunista em jornais e revistas especializadas. -Autor de vários livros em comércio exterior. -Tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000. -Representante do Brasil na CCI-RJ e Paris na revisão do Incoterms® 2010.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *