Aduaneiras e Samir: 25 anos de aulas e muito mais

 

Em janeiro de 1998, o caro amigo, Presidente da Aduaneiras, Carlos Sergio Serra, convidou-me para ministrar treinamentos na empresa. E foi marcado meu primeiro curso, “Transportes Internacionais”, para 05-06/02/1998, em 14 horas, das 09h00 às 17h00, em Campinas.

Fui acompanhado pelo Professor João Bizelli, para orientação e, claro, sem dúvida, para ver se eu tinha futuro.

Já são 25 anos, um quarto de século, ministrando aulas nessa magnífica e mais importante empresa do ramo no país. Que eu sempre chamei de a verdadeira faculdade de comércio exterior do Brasil, com nosso curso “Formação em Comércio Exterior” e, em menor grau o “Intensivo de Comércio Exterior”.

Isso porque nunca tivemos no Brasil uma Faculdade com um curso de “Comércio exterior”, mas, sempre, em “Administração com ênfase em comércio exterior”, em que se tinha poucas matérias, distribuídas em longos 4 anos, em que nenhum aluno se sentia realizando um curso na área.

Isso veio a ser resolvido há alguns anos com a pós-graduação, em que as universidades passaram a oferecer o curso. Mas, continuamos sem a graduação. Temos agora também o tecnólogo que aborda o assunto.

Mas, entendo que a melhor e mais rápida formação continua sendo a nossa, na Aduaneiras, o que ocorre em poucos meses.

Mas, minha relação com a Aduaneiras começou um pouco antes. Ao começar a lecionar, a partir de janeiro de 1996 na graduação da Unip – Universidade Paulista, encontramos, o outro professor e eu, a primeira dificuldade para nossa disciplina de “Transportes e seguros”.

Não havia no Brasil um livro para isso. O único existente era um livro do José Clayton dos Santos, publicado pela Aduaneiras, em 2 edições, em 1982 e 1983 mas, exclusivamente sobre transporte marítimo, o excelente “Transporte Marítimo Internacional”. Livro que tenho até hoje.

Começamos a escrever uma apostila e propus que, quando pronta, fosse transformada em um livro. Em que falei com o amigo Toshio sobre um eventual interesse da Aduaneiras na publicação. O livro foi entregue quase ao final de 1996 e foi lançado em dezembro de 1997 com o título “Transportes e seguros no comércio exterior”, abrangendo todos os modos de transportes e seguros.

Livro pioneiro, sendo o primeiro do gênero no Brasil. Que ainda hoje mostro no início dos meus cursos, com muito orgulho. Esse livro teve 2 edições, em 1997 e 2000. A partir de então, comecei a escrever sozinho, e ele foi seqüenciado, desde 2002, pelo “Transportes, unitização e seguros internacionais de carga – prática e exercícios”, no momento em sua 8ª edição, 2020, tendo como capítulo inicial os “Incoterms® 2020”.

Sendo apenas o primeiro de uma série de fatos, sendo alguns inéditos comigo na Aduaneiras.

Ainda em 1997, em setembro, comecei a escrever para o BIA – Boletim Informativo Aduaneiras e, posteriormente, para a Sem Fronteiras e daí para o site.

No mesmo ano de 1998, ao iniciar minhas aulas na Aduaneiras, fui escalado pelo Carlos Sergio, que era Presidente também da ADEDE, posteriormente ABECEX (Associação Brasileira dos Executivos de Comércio Exterior), para ser o Secretário-Executivo da entidade, ficando lá até 2001.

No início de 1999 passei a fazer parte da mesa de consultoria aos clientes da Aduaneiras e depois, também, como parte do Conselho Editorial para análise de livros, para sugestão de publicação ou não.

Em setembro de 1999, a meu pedido, a ICC Brasil – International Chamber of Commerce (Câmara de Comércio Internacional) sediada no Rio de Janeiro, delegou à Aduaneiras a tradução oficial para o Brasil, dos Incoterms 2000, que foi feito pela Elisangela e eu, e publicado pela Aduaneiras por 11 anos.

Entre 1997 e 2000, fiz meu mestrado em administração, comparando os dois terminais de containers de Santos existentes à época. A Libra Terminais, empresa privada, no período 1998/9, com o Tecon Santos, estatal, 1996/7, mostrando a brutal diferença entre essas duas empresas, com larguíssima vantagem para a privada, que em novembro de 1995 havia conseguido a concessão para operar o chamado Armazém 37, de acordo com a Lei 8.630 de 1993.

Assim, em 2000, tornei-me o primeiro Mestre na Aduaneiras.

Em 2001 publicamos o livro “Logística de transporte internacional” ampliando a rara bibliografia no setor, e que está hoje em sua 7ª edição.

Em 2002 escrevi o livro ABC do comércio exterior, quando estava lecionando no Mackenzie. A intenção era resolver o problema de alunos que escolhiam o curso de comércio exterior, e que não sabiam exatamente do que se tratava. Apenas pela ementa ou programa, era difícil saber se era aquilo mesmo que queria. Era normal eu fechar o curso, no seu 4o. ano, ou 8o. semestre, com mais de 90% dos alunos não trabalhando na área.

Eu pretendi, com esse livro, mostrar, relativamente, e em alguns capítulos, e logo no primeiro semestre, o que se teria nos 4 anos em relação a comércio exterior. E se o aluno não achasse aquilo interessante, já pararia e mudaria de curso no início, e não perderia quatro anos. Foi um sucesso e o livro é hoje uma referência, sendo a obra de entrada na área, estando hoje em sua 7ª edição.

Em 2007 foi lançado meu livro “Logística, transporte, comércio exterior e economia em conta-gotas”, uma coletânea de alguns dos meus artigos, estando hoje na 3ª Edição, colocado no mercado em dezembro de 2022, com 74 artigos, atualizados para o momento, servindo de orientação ao que deve ser feito para melhoria do país nessas áreas que ele abrange, sob meu ponto de vista e, em muitos casos, do ponto de vista também do mercado.

Em 2007 a ICC Brasil me nomeou representante brasileiro para a revisão dos Incoterms 2000 para a nova versão Incoterms® 2010 junto a ICC – International Chamber of Commerce – Paris, sem que eu soubesse, apenas me comunicando posteriormente.

Éramos em 3, mas, um saiu logo e o outro não participou por falta de tempo, deixando a tarefa para mim.

Assim, tornei-me o primeiro brasileiro, e o primeiro e único componente da Aduaneiras, a participar da revisão desse que considero o mais importante instrumento do mundo em comércio exterior, pois é o início de tudo, regulando as compras e vendas internacionais, dividindo custos e riscos entre vendedor e comprador.

Em 2009 lançamos meu livro “Documentos no comércio exterior, a carta de crédito e publicação 600 da CCI”, estando hoje na 3ª edição.

Em 25/08/2022 fui eleito, em face dos meus artigos, que normalmente fazem referência ao passado, mostrando a história de determinados assuntos, buscando informações em dezenas de anos anteriores para mostrar o que foi feito e o que deve ser feito no futuro, para a Cadeira nr. 4 da APH – Academia Paulista de História. Isso ocorreu por indicação do Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, ilustre brasileiro, Presidente da APH, e acatado pela diretoria. Assim, tornando-me, também, o primeiro acadêmico da Aduaneiras.

Com o lançamento do primeiro Aduanacast da Aduaneiras em 31/01/2023, no youtube, lançando a 3ª Edição do meu livro “Logística, transporte, comércio exterior e economia em conta-gotas”, tornei-me também o primeiro a participar deste novo lançamento da Aduaneiras, uma grande honra para mim.

https://www.aduaneiras.com.br/Materias?guid=f3b6329d330a9d01e0537f0110ac485b

Author: Samir Keedi

-Mestre (Stricto Sensu) e pós-graduado (Lato Sensu) em Administração pela UNIP-Universidade Paulista. -Bacharel em Economia pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. -Profissional de comércio exterior desde março de 1972. -Especialista em transportes; logística; seguros; Incoterms®; carta de crédito e suas regras; documentos no comércio exterior; contratos internacionais de compra e venda. -Generalista em várias atividades em comércio exterior. -Consultor em diversos assuntos relativos ao comércio exterior. -Professor universitário de graduação e pós graduação desde 1996. -Professor e instrutor técnico desde 1996. -Palestrante em assuntos de comércio exterior e economia. -Colunista em jornais e revistas especializadas. -Autor de vários livros em comércio exterior. -Tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000. -Representante do Brasil na CCI-RJ e Paris na revisão do Incoterms® 2010.

Share This Post On
  • Google

  • Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/blogdosamirkeedi.com.br/htdocs/wp-content/themes/Nexus/single.php on line 93

2 Comments

  1. Samir Keedi – um ícone no comércio exterior !!!
    Parabens SAMIR e ADUANEIRAS por essa longa parceria….e que venham muitos anos mais, com saude e novas conquistas.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *