APH – Academia Paulista de História – Samir keedi – cadeira Nr. 4 – Juramento, Posse e Discurso

Juramento e Posse, Discurso, Diploma e Medalha

 

***leia ao final do artigo, a reação do Presidente da APH, Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, ao nosso discurso***

 

Boa noite a todos. Obrigado por estarem aqui conosco nesta noite.

Nunca fui de falar lendo algo escrito, em discursos, palestras ou aulas. Sempre fui espontâneo e achei as palavras certas na hora.

Mas, hoje, 11 de abril de 2023, dia da posse nesta ilustre Academia Paulista de História, estou inaugurando este formato, já que não posso me dar ao direito de cometer muitos erros. Espero não cometê-los justamente por ler, já que não estou acostumado.

Agradeço à minha esposa Eliane, filhas Ana Luiza e Caroline, genros, parentes e amigos aqui presentes, pelo grande apoio manifestado a mim desde o momento da minha indicação para esta ilustre e importante Academia.

Que completou exatos 50 anos de história por São Paulo há pouco, pois fundada em 18 de dezembro de 1972 pelos historiadores (aqui mencionados em ordem alfabética), Antônio Barreto do AmaralÁlvaro da Veiga Coimbra, Aureliano LeiteCélio Salomão Debes, Pedro Brasil Bandecchi e Tito Livio Ferreira. A Academia é composta por 40 membros efetivos e perpétuos, eleitos a partir do colegiado da instituição. E que tem por objetivo o conhecimento e disseminação da História paulista, brasileira e mundial.

Agradeço ao confrade e amigo Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, nosso ilustre presidente, e com grande história nos destinos do Brasil, a minha indicação à cadeira Nr. 4 desta honrosa Academia. E aos seus diretores a minha eleição.

Agradeço ao amigo de longa data, o ilustre advogado Paulo Henrique Cremoneze, o apoio dado à minha indicação.

Uma grande honra estar aqui esta noite, neste palco jamais antes imaginado por mim nem nos meus melhores sonhos.

Em especial que, antes do Dr. Heródoto de Souza Barbeiro, que foi meu professor no cursinho para o vestibular para a faculdade nos anos 1970, do Dr. Ives Gandra da Silva Martins, com quem há muitos anos troquei algumas mensagens por e-mail, e meu ilustre Presidente Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, presente há muitos anos no meu mailing list para envio dos meus artigos publicados, nunca conheci ou tive amizade pessoal ou algum parentesco com um Acadêmico, de qualquer ilustre Academia do país. Então, claro, fiquei muito surpreso com a minha inesperada indicação pelo nosso presidente, em 07 de julho de 2022. Cuja comunicação sobre minha eleição ocorreu em 24 de agosto de 2022.

É extraordinário estar aqui diante de colegas acadêmicos. Uma grande honra ocupar a Cadeira nr. 4, cujo Patrono é o ilustre Historiador, preocupado com a história e desenvolvimento do Brasil, nascido no Ceará, Dr. João Capistrano Honório de Abreu (*) .

Quero homenagear meu antecessor, uma figura impar, um dos fundadores desta Academia Paulista de História, o Historiador Dr. Célio Salomão Debes. Que foi Advogado, Procurador do Estado, integrou o corpo jurídico da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e atuou como Procurador do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (**). Historiador dedicado, foi um biógrafo extraordinário do ex-Presidente do Brasil, eleito em 1926, Dr. Washington Luís Pereira de Souza, sobre quem escreveu vários livros. Também escreveu sobre a vida de Campos Salles, igualmente ex-Presidente da República do Brasil.

Aproveito a oportunidade, também, para dar as boas vindas aos novos Acadêmicos, também tomando posse hoje.

 

Sou o Samir Keedi, nascido em 14 de maio de 1947, em Haifa, cidade portuária da Palestina, cujo território foi dividido pelas Nações Unidas entre Palestina e Israel, em 14 de maio de 1948, no dia do meu primeiro aniversário.

Ocasião em que minha mãe, ainda viva e com 96 anos, não estando aqui hoje por não estar muito bem, e meu pai, já tinham ido comigo para o Líbano, terra Natal da minha mãe, onde também nasceu minha irmã Samira, hoje aqui também conosco. Meu pai também era palestino, nascido na cidade de Acre.

Em junho de 1951 viemos para o Brasil, para o Espírito Santo, chamados pelo meu tio Issa, irmão mais velho do meu pai. Em 1954 nos mudamos para São Paulo.

Desde 01 de março de 1972, depois de ter trabalhado em várias atividades desde os 10-11 anos de idade, entrei para o comércio exterior, atividade que é minha paixão.

Desde 1996, quando retornei aos bancos escolares para um lato sensu e, posteriormente um stricto sensu em Administração, em complemento ao meu bacharelado em Ciências Econômicas, também iniciei minha carreira acadêmica na área de comércio exterior. Primeiramente como professor de graduação e pós-graduação e, posteriormente, a partir de 2005, apenas na pós-graduação em diversas universidades pelo país.

Também sou palestrante e instrutor para treinamentos de profissionais.  O que continuo e continuarei fazendo sempre.

Ainda em 1996 comecei também a escrever livros para a área, aproveitando meus conhecimentos adquiridos no quarto de século anterior. A partir de 1997, também artigos sobre comércio exterior, economia e aventuras em política e outros assuntos, para revistas e jornais.

Meus artigos, normalmente, citam fatos históricos do comércio exterior e economia, buscando, no passado, dados para justificar os acontecimentos ocorridos e o que vivenciamos, e o que pode ser o futuro. Portanto, não são artigos contendo apenas conhecimentos e atualidades, mas, contando a história e tentando prever o futuro através dos nossos passado e presente. Como sempre costumo dizer a amigos e alunos, se você conhece o passado, conhece o presente, é um bom analista, dizer o futuro não é algo impossível, ao contrário, bem factível.

Muito obrigado pela atenção de todos.

***

Ao

Caríssimo Acadêmico Professor Samir Keedi 

Ref.: Agradecimentos.

Cumpre-nos enviar-lhe os mui sinceros agradecimentos, em virtude do atencioso e bem elaborado pronunciamento na sua posse na Academia Paulista de História – Cadeira nº 4.

No ensejo, enviamos-lhe um fortíssimo abraço. 

Cordialmente, 

Luiz Gonzaga Bertelli

***

Author: Samir Keedi

-Mestre (Stricto Sensu) e pós-graduado (Lato Sensu) em Administração pela UNIP-Universidade Paulista. -Bacharel em Economia pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. -Profissional de comércio exterior desde março de 1972. -Especialista em transportes; logística; seguros; Incoterms®; carta de crédito e suas regras; documentos no comércio exterior; contratos internacionais de compra e venda. -Generalista em várias atividades em comércio exterior. -Consultor em diversos assuntos relativos ao comércio exterior. -Professor universitário de graduação e pós graduação desde 1996. -Professor e instrutor técnico desde 1996. -Palestrante em assuntos de comércio exterior e economia. -Colunista em jornais e revistas especializadas. -Autor de vários livros em comércio exterior. -Tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000. -Representante do Brasil na CCI-RJ e Paris na revisão do Incoterms® 2010.

Share This Post On
  • Google

  • Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/blogdosamirkeedi.com.br/htdocs/wp-content/themes/Nexus/single.php on line 93

4 Comments

  1. Caríssimo amigo SAMIR KEEDI, com imensa satisfação, recebi comunicação sobre a sua posse como membro efetivo da cadeira nº 4 da Acadêmia Paulista de História. Observei atentamente a sua vida profissional e intelectual, da qual, parte, sou conhecedor de sua dedicação. Belíssima trajetória. Ainda jovem, conheci e mantive contatos com os historiadores Aureliano Leite, Celio Salomão Debes, Pedro Brasil Bandecchi e Tito Livio Ferreira, de saudosas memórias, no Instituto Histórico e Geografico de São Paulo, Instituto Genealógico Brasileiro, Ateneu Paulista de História e Sociedade Geografica Brasileira. Inesquecíveis momentos. Para você, meu querido acadêmico SAMIR KEEDI, invoco, ao Grande Arquiteto do Universo, o nosso Deus Todo Poderoso, que continue iluminando você para todo o sempre, proporcionando a cada momento, luz e sabedoria. Parabéns e Sucesso.

    Post a Reply
    • Amigo Nelson, boa tarde,
      Muito obrigado. Havia respondido mo email. Fico feliz com seu comentário

      Post a Reply
  2. Merecido. Parabéns Samir

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *