Por que vale a pena ser apaixonado pelo que faz – 41

 

É com orgulho que reproduzimos aqui um e-mail recebido há pouco da amiga Carolina Pastore Mazza, nossa ex-aluna na Pós-Graduação em Comércio Exterior da Unicamp-Funcamp, turma 2016-2017, que se mudou para a Suécia.

 

Bom dia Samir!
Espero que esteja tudo certo com você.
Não sei se você se recorda de mim, mas fui sua aluna na turma de Pós na Unicamp em 2016 e 2017 (mesma turma que o Armando).
Na metade do ano passado, eu fui até a Unicamp para retirar meu certificado e aproveitei para passar na sua sala e contar que iria me mudar para a Suécia.
Enfim, agora já estou devidamente instalada na minha nova cidade chamada Lund (região de Malmö).
Neste quase um mês morando aqui, é perceptível a diferença estrutural das cidades e também os costumes locais.
Tive a oportunidade de conhecer os portos de Gotemburgo, Helsinborg Malmö e Copenhague, na Dinamarca.
Foi interessante verificar que em todos eles, é possível observar a operação portuária quando passamos na rua ou fazemos um passeio turístico. Claro, que infelizmente não tão de perto quanto eu gostaria, mas mesmo assim, torna-se válida a experiência.
Além disso, notei o quanto é comum o uso de transporte ferroviário na parte logística pelas empresas. Foi impossível não lembrar de suas aulas e o quanto você insistia que nosso país deveria investir na adequação deste modo de transporte.
Meu marido e eu fizemos esta mudança devido a uma oportunidade de trabalhado que ele recebeu para ingressar na Tetra Pak. Ele está aqui desde agosto e eu cheguei 20 dias atrás.
No final deste mês, vou iniciar um curso oferecido pela prefeitura da cidade de Lund, envolvendo todos os imigrantes legalizados que vieram para cá devido ao trabalho do cônjuge. O objetivo deste curso é ensinar estas pessoas como funciona a parte tributária do país, qual a cultura corporativa da região e por fim, tentar reinseri-las no mercado de trabalho, dentro das respectivas áreas de atuação.
Assim que terminar o processo de emissão dos meus documentos, vou iniciar o curso de sueco, que também é oferecido para os imigrantes de forma gratuita.
Estes pontos me fazem perceber o quanto o governo se preocupa em tentar absorver as pessoas, visando a qualidade de vida e saúde econômica do país (menos pessoas desempregadas, incentivo ao estudo e qualificação profissional).
Tenho boa expectativa para 2019 e 2020, tanto da parte cultural, como a profissional, visto que a participação sueca no mercado mundial é muito mais significativa que a brasileira e, portanto, talvez eu tenha mais oportunidade de desenvolvimento de carreira.
Samir, eu queria aproveitar e pedir pra adicionar meu e-mail na sua lista de distribuição dos e-mails com os artigos, porque não estou mais recebendo. Eu deveria ter entrado em contato com você bem antes, mas infelizmente não consegui. Por favor me desculpe por isso….
De qualquer forma, te agradeço muito mesmo por todo o ensinamento passado durante suas aulas. Tudo contribuiu muito pelo meu crescimento profissional!!
Por este motivo, decidi compartilhar minha experiencia nesses dias com você.

Author: Samir Keedi

-Mestre (Stricto Sensu) e pós-graduado (Lato Sensu) em Administração pela UNIP-Universidade Paulista. -Bacharel em Economia pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. -Profissional de comércio exterior desde março de 1972. -Especialista em transportes; logística; seguros; Incoterms®; carta de crédito e suas regras; documentos no comércio exterior; contratos internacionais de compra e venda. -Generalista em várias atividades em comércio exterior. -Consultor em diversos assuntos relativos ao comércio exterior. -Professor universitário de graduação e pós graduação desde 1996. -Professor e instrutor técnico desde 1996. -Palestrante em assuntos de comércio exterior e economia. -Colunista em jornais e revistas especializadas. -Autor de vários livros em comércio exterior. -Tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000. -Representante do Brasil na CCI-RJ e Paris na revisão do Incoterms® 2010.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *