Surpresas no comércio exterior – 60 (condições de frete marítimo)

 

As condições de frete são um conjunto de termos criados pelos armadores para cotação de frete. São despesas relacionadas ao frete, que modificam a cotação do frete lumpsum, ou do frete básico com taxas e sobretaxas.

Referem-se às despesas de embarque, estiva e desembarque, que podem estar incluídas na no frete ou não e, nesse caso, serem cobradas separadamente ou deixadas para o embarcador contratar e pagar.

Embarque é o ato de pegar a carga no cais, ao lado do navio, e içar a bordo, colocando-a no porão ou no deck de um navio convencional, ou na baia de um navio porta-container. Estiva é a arrumação da carga no porão ou no deck do navio, ou sua colocação na baia de um navio porta-container, Desembarque é a retirada da carga do navio e sua colocação no cais.

Assim, uma mercadoria pode ter 4 fretes diferentes, dependendo do frete combinado com o armador. Não deverá ocorrer num mesmo navio, embora até possa. Deverá ocorrer em navios diferentes, dependendo da reserva de espaço em navio de linha regular ou em afretamento. Essas condições vão complementar a contratação do frete, tanto lumpsum quanto básico com adicionais.

Os termos básicos para isso são: “FI – Free In”, “FO – Free Out”, “FIO – Free In and Out” e “Liner terms”. Temos 5 regrinhas para entendê-los. A 1ª é que ela se refere à cotação do armador. A 2ª é que se referem a embarque, estiva e desembarque. A 3ª é “Free”, que significa não incluído no frete. A 4ª é que ”In” significa porto de origem. A 5ª é que “Out” significa porto de destino.

Assim, o termo frete “Free In” está dizendo que o armador não está cotando no frete as despesas de embarque e estiva. Está cotando apenas o transporte e o desembarque.

O “Free Out” significa que o armador não está cotando no frete a despesa de desembarque. Está cotando apenas o transporte, embarque e estiva.

No “Free In and Out” o armador não está cotando no frete as despesas de embarque, estiva e desembarque. Está cotando apenas o transporte. O que chamamos de frete “taxi”.

No “Liner terms” (LT), que significa termos de linha regular, está cotado tudo. O embarque, estiva, transporte e desembarque. Ou seja, “cais a cais”.

Como variações dos básicos mencionados, temos “Fis”, “Filo”, “Fislo”, “Fiost”, “Fios”, “Lifo”, etc., que apenas complementam os principais. Em que “s” significa “stowed” (estivado) e “t” significa “trimmed” (aparado, aplainado, etc. usado para granéis sólidos).

O Liner Terms é normalmente usado em navios de linha regular, especialmente porta-containers, mas não é uma regra.

Os demais 3 termos básicos, e variantes, são usados em afretamento de navios. Nunca LT.

Não engloba a THC / capatazia, que são despesas portuárias, e são cobradas separadamente do frete, tanto para o porto de embarque quanto para o desembarque.

Vide “Surpresas no comércio exterior – 59 (tipos de cotação de frete marítimo) que é a primeira parte sobre cotação de frete marítimo:

Surpresas no comércio exterior – 59 (tipos de cotação de frete marítimo)

Author: Samir Keedi

-Mestre (Stricto Sensu) e pós-graduado (Lato Sensu) em Administração pela UNIP-Universidade Paulista. -Bacharel em Economia pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. -Profissional de comércio exterior desde março de 1972. -Especialista em transportes; logística; seguros; Incoterms®; carta de crédito e suas regras; documentos no comércio exterior; contratos internacionais de compra e venda. -Generalista em várias atividades em comércio exterior. -Consultor em diversos assuntos relativos ao comércio exterior. -Professor universitário de graduação e pós graduação desde 1996. -Professor e instrutor técnico desde 1996. -Palestrante em assuntos de comércio exterior e economia. -Colunista em jornais e revistas especializadas. -Autor de vários livros em comércio exterior. -Tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000. -Representante do Brasil na CCI-RJ e Paris na revisão do Incoterms® 2010.

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