Surpresas no comércio exterior – 69 (Importância da embalagem em si e para seguro)
As embalagens das mercadorias, de forma geral primária e secundária, para a mercadoria em si e a de transporte, são de grande importância quanto ao seguro. Elas são uma das pernas da montagem do custo do seguro.
Outra perna é o modo de transporte, que certamente influi na montagem do custo de seguro. A mercadoria é outra importante perna. O índice de sinistralidade, ou seja, a propensão para danos ou perdas, é outra.
Basicamente, em termos gerais, temos esses itens como o centro da montagem do custo do seguro de transporte.
Entendemos que a embalagem é das mais importantes, em face de sua ação protetora sobre a mercadoria. Sendo inadequada, pode se transformar numa das maiores fontes de perda, e se a embalagem for o problema de uma avaria, pode invalidar o seguro
A embalagem deve dar condições de transporte e manipulação sob todas as situações.
Há que levar em conta também, quanto a embalagem, a Importância dos movimentos sofridos por ela durante o transporte nos vários modos.
No modo de transporte no sistema aquaviário, em especial o marítimo, que representa acima de 90% do comércio exterior mundial, em termos físicos, de peso, temos o balanço, caturro, cabeceio, deslizamentos laterais devido a grandes ondas, etc.
No sistema terrestre, em especial no rodoviário depara-se com curvas, buracos, lombadas, valetas, etc. Afora o grande número de roubo de cargas, muito comum neste meio de transporte.
No transporte aéreo temos, em tese, os movimentos de decolagem, aterrissagem, turbulências.
Assim, como se vê, a embalagem tem grande importância para o seguro de mercadoria. Portanto, ela tem que ser adequada à mercadoria e condições de transporte.