Surpresas no comércio exterior – 73 (alguns termos utilizados no transporte marítimo)
A colocação da carga dentro de um container é denominada de ova ou estufagem de container, cujo termo em inglês é stuffing. A retirada da carga do container é denominada de desova, em inglês unstuffing ou stripping.
A retirada de um container do pátio, pelo embarcador, tem a denominação de handling out. Handling in é o seu inverso, ou seja, a entrega do container, tanto vazio, após a desova, quanto cheio, após a sua estufagem.
P.T.I. – pré-trip inspection, é a inspeção prévia realizada pelo ou em nome do armador, no container, antes de sua entrega para o embarcador, onde o armador certifica-se das boas condições desta unidade de carga.
Peação é um termo utilizado tanto para navios quanto para containers, e que significa a amarração, escoramento, fixação, etc. da carga, de modo que ela não se movimente nos porões ou unidades de transporte e possa ficar mais protegida. Despeação é o seu inverso, ou seja, desamarrar, liberar, soltar, etc. a carga para que possa ser desembarcada ou desovada.
Reserva de praça significa a realização da reserva de espaço no navio, isto é, a contratação de frete por parte do comerciante para embarque da sua carga.
Plano de estiva é o planejamento de embarque de um navio, destinando a carga aos diversos porões de navio convencional ou baia de navio porta-container.
Prancha de embarque significa a quantidade de carga que é embarcada num determinado período, por exemplo, por dia ou por hora, por um terno de trabalho, etc.
Um terno de trabalho significa a quantidade de trabalhadores portuários alocados numa equipe para um porão de carga de um navio e que se tem tantos ternos de trabalho quantos sejam os porões a serem trabalhados em determinado período. Este terno de trabalho é composto por trabalhadores avulsos de diversas categorias, como estivadores, consertadores, conferentes, bloquistas, etc.
A velocidade dos navios é dada em knots e um knot é o equivalente a uma milha marítima, isto é, 1.852 metros.