Transportes e seguros no comércio exterior. História do livro:

O livro “Transportes e seguros no comércio exterior”, teve duas edições, em 1997 e 2000.
.
A partir de 2002, quando comecei a escrever sozinho, ele virou história e foi sequenciado pelo livro “Transportes, unitização e seguros internacionais de carga – prática e exercícios” que está em sua 8a. edição, 2020, Aduaneiras.
.
Ele tem uma história interessante, que conto a meus alunos e amigos, e o mostro num slide nos meus cursos.
Me orgulho muito dele, e explico:
.
Quando o Paulo e eu fomos convidados pelo Luiz Segundo Victor, meu amigo e coordenador, para ministrarmos aulas de Transportes e seguros na graduação da Unip em 1996, então minha primeira experiência na universidade, vimos que não havia livro na área para usarmos.
.
Nos colocamos a fazer uma apostila e, com alguns dias, disse ao Paulo, para completa surpresa e descrença dele, que iríamos escrever um livro e pediríamos à Aduaneiras para publicar, e que provavelmente eles aceitariam, já que não havia livro na área.
.
O primeiro livro é difícíl, rsrsrs.
Iniciamos em janeiro de 1996 e foi publicado em dezembro de 1997. Em 2000 a segunda edição, que foi a última.
.
Meu orgulho decorre de que, em 500 anos de Brasil, ninguém havia escrito um livro de Transportes e seguros no comércio exterior e, portanto, ele foi pioneiro na terra do Pau-Brasil, o que nunca entendi, mas, para mim foi ótimo.
.
O que tínhamos na Aduaneiras era apenas o livro “O Transporte marítimo internacional” do J. Clayton Santos, 1982, muito bom, e que tenho até hoje.

Author: Samir Keedi

-Mestre (Stricto Sensu) e pós-graduado (Lato Sensu) em Administração pela UNIP-Universidade Paulista. -Bacharel em Economia pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. -Profissional de comércio exterior desde março de 1972. -Especialista em transportes; logística; seguros; Incoterms®; carta de crédito e suas regras; documentos no comércio exterior; contratos internacionais de compra e venda. -Generalista em várias atividades em comércio exterior. -Consultor em diversos assuntos relativos ao comércio exterior. -Professor universitário de graduação e pós graduação desde 1996. -Professor e instrutor técnico desde 1996. -Palestrante em assuntos de comércio exterior e economia. -Colunista em jornais e revistas especializadas. -Autor de vários livros em comércio exterior. -Tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000. -Representante do Brasil na CCI-RJ e Paris na revisão do Incoterms® 2010.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *