Transportes e seguros no comércio exterior (2a. ed., Aduaneiras, 2000)

TranspSeg2

Este livro deixou de ser publicado em 2002, quando foi substituído pelo livro “Transportes, unitização e seguros internacionais de carga – prática e exercícios”.

——

A obra

Este livro aborda transportes, unitização, embalagem e seguro internacionais, enfatizando três pontos principais: o transporte marítimo, a unitização de carga e o seguro de carga. Destina-se não apenas a estudantes, mas também a profissionais da área de comércio exterior.

Dividido em cinco partes, com treze capítulos, traz uma visão geral dos meios de transporte hoje existentes, tratando em detalhes duas formas de unitização de carga muito comuns, o pallet e o container, seus tipos, usos, movimentação, etc.

Abrange o sistema aquaviário (marítimo, fluvial e lacustre), com relação aos órgãos intervenientes, tipos de navio, operação portuária e outros, merecendo atençãom especial o transporte maritimo, por ser o mais usado.

Os transportes terrestre e aéreo, mesmo responsáveis por menor volume de carga, têm suas características principais analisadas.

Recebe atenção também a combinação dos seis modais, através do transporte intermodal e multimodal, assim como o transbordo de cargas e as minúcias do conhecimento de transporte e do cálculo de frete.

A obra oferece a análise da embalagem como meio de proteção de carga, variando conforme a mercadoria contida e o meio de transporte utilizado.

Finalmente, o seguro, tanto de mercadorias como de veículos, é tratado sob os principais aspectos. É apresentado, ainda, um glossário, para facilitar o entendimento dos termos utilizados no texto, bem como aqueles utilizados nas atividades de transportes e seguros.

Author: Samir Keedi

-Mestre (Stricto Sensu) e pós-graduado (Lato Sensu) em Administração pela UNIP-Universidade Paulista. -Bacharel em Economia pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. -Profissional de comércio exterior desde março de 1972. -Especialista em transportes; logística; seguros; Incoterms®; carta de crédito e suas regras; documentos no comércio exterior; contratos internacionais de compra e venda. -Generalista em várias atividades em comércio exterior. -Consultor em diversos assuntos relativos ao comércio exterior. -Professor universitário de graduação e pós graduação desde 1996. -Professor e instrutor técnico desde 1996. -Palestrante em assuntos de comércio exterior e economia. -Colunista em jornais e revistas especializadas. -Autor de vários livros em comércio exterior. -Tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000. -Representante do Brasil na CCI-RJ e Paris na revisão do Incoterms® 2010.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *